A Internet tem sido um importante veículo de comunicação e divulgação de projectos. Nos dias de hoje é muito simples e rápido conhecer, por exemplo, um projecto que foi realizado do outro lado do mundo ou, obter informações sobre os mais diversos temas estando estes à distância de um clique.
Recentemente, enquanto fazia umas pesquisas sobre robótica, descobri o projecto ArduiPhone que integra um iPhone ao mundo da robótica. Vamos conhecer quais as características deste interessante projecto.
ArduiPhone é um projecto criado por Ryan Mesches e que tinha como objectivo criar um agente autonomo (vulgarmente chamado de robô), cuja “inteligência” seria baseada num iPhone. Segundo referiu o autor do projecto, os dispositivos móveis são equipamentos fantásticos e versáteis para este tipo de projectos, uma vez que são equipamentos pequenos, oferecem uma elevada capacidade de processamento, vários sensores (ex. acelerómetro), GPS incorporado, câmaras, interfaces de comunicação (ex. Wifi ou Bluetooth), possibilidade de serem programados e também o acesso aos mais diversos serviços disponíveis na Internet (ex. mail, facebook, google maps, etc).
Principais características do projecto ArduiPhone
- Oferece uma interface de controlo do robô, desenvolvida em Java, e que funciona através de uma ligação wifi
- Micro controlador baseado no Arduíno (equipamento que permite a comunicação entre o iPhone, motores e sensores)
- Envio em tempo real de vídeo (streaming)
- Controlo das câmaras através da aplicação Java
- Captura de imagens e envio das mesmas via MMS ou e-mail
- Possibilidade de usar um comando da PS3
- Detecção de movimentos e evita obstáculos
- Vários LEDs
Veja o ArduiPhone em acção
Em Portugal temos conhecimento que existem algumas Instituições de Ensino superior (e não só), que apostam forte na área da robótica e os resultados a nível mundial são de excelência. Já que estamos a falar em robótica, aproveito para divulgar mais um concurso do Robô Bombeiro (dia 7 de Julho de 2012), levado a cabo pelo Instituto Politécnico da Guarda – saber mais aqui.
Quanto ao ArduiPhone resta-nos dar os parabéns ao responsável pelo projecto e, quem sabe, um dia destes não temos um “bicho” destes lá por casa a auxiliar-nos em várias tarefas.