Muito sucintamente devemos referir, antes de mais, que a Parrot é uma marca francesa que se especializou no reconhecimento da voz e no desenvolvimento de comunicações entre dispositivos.
Este ano fez questão de mostrar na CES um grande projecto. O AR.Drone é um quadricóptero remotamente controlado por um iPhone ou iPod Touch. Possui características extravagantes e prometedoras… é de deixar água na boca aos amantes de gadgets.
Aperte o cinto, vamos voar… baixinho!
Como todos sabem a CES é o paraíso para quem quer expor um projecto e ainda mais para quem quer descobrir novos projectos. Esta ideia da Parrot é totalmente inovadora e promete dar cartas no que toca a equipamentos comandados via dispositivos móveis (através de Wi-Fi).
Este quadricóptero dispõe de duas câmaras, uma para medir a velocidade, altura e para impedir a turbulência (esta câmara está junta com os sensores de ultra sons) e outra que permite mostrar ao operador, no ecrã do iPhone, o cenário de voo, as imagens que guiam o piloto.
A câmara frontal detecta objectos utilizando a tão famosa realidade aumentada para jogos: contra bots, contra objectos 3d ou contra outros AR.Drones via Wi-FI.
O AR.Drone é bastante rápido, os seus 4 motores proporcionam uma velocidade máxima de 18km por hora. É leve, pesando apenas 400g já com a carapaça para o proteger dos embates com as paredes. Por ser tão leve, a bateria aguenta 15 minutos de pura acção com os dispositivos todos activos: são 90 minutos a carregar para 15 de pura diversão.
Possui Wi-Fi b/g e voa até uma altitude de seis metros. Toda esta estrutura é suportada por Linux e o Drone tem também uma porta usb para updates do software.
Em relação à data de lançamento, o site aponta para este ano sem deixar nada em aberto. Os protótipos esses vão estar disponíveis por uns meros 800€ a partir do dia 15 de Fevereiro.