Imagine colocar algo na frente de um monitor e instantaneamente ver esse objecto surgir no ecrã. Essa é uma das funções da tecnologia que a Apple recentemente registou no departamento de patentes do governo americano.
O registo número 20060007222 dá conta de um sistema chamado “Ecrã Sensível Integrado”. Basicamente, a patente descreve um monitor – seja ele de plasma, LCD ou os CRTs comuns – que além de dar saída de imagem (output) também é capaz de gerar uma entrada do mesmo tipo (input).
Ou seja, ao invés de o monitor contar com uma câmara embutida, como o iMac com a iSight, cada um dos pixels da tela teria um sensor de imagem correspondente, tornando toda a sua superfície sensível à luz.
Segundo o site Mac Observer, outra função mais prosaica seria a possibilidade do utilizador finalmente poder olhar nos olhos do seu interlocutor ao mesmo tempo que encara o ecrã, quando estiver numa conversa com vídeo via Web.
Mas dependendo da quantidade de sensores presentes no monitor, pode-se imaginar um grande salto para os sistemas de reconhecimento visual, não só das feições do utilizador como também de comandos por meio de gestos. Independentemente dessas conjecturas, o registo de uma patente não quer dizer que um produto esteja para ser lançado. Só esperamos que isso aconteça algum dia.
Fonte: WNews