…baseada em WiFi.
Como sabemos, os sistemas de posicionamento baseados em GPS (sistema de posicionamento global) têm problemas quando presentes em ambientes indoor, devido à atenuação de sinal causado pelos materiais de construção presentes nos edifícios/habitações. Além disso, as múltiplas interferências e reflexões das superfícies, podem levar a erros graves de todo o sistema de posicionamento, não sendo obtidos resultados consistentes.
Segundo o The Wall Street Journal, a Apple adquiriu a empresa WiFiSLAM por um valor que ronda os 20 milhões de dólares. A empresa de Cupertino confirmou o negócio da aquisição mas não deu qualquer certeza quanto ao valor pago pela empresa.
Segundo a descrição da empresa, esta dedica-se à criação de tecnologia que, utilizando o sinal WiFi existente dentro de um ambiente, detecta com exactidão a localização de uma smartphone ou outro dispositivo móvel.
A tecnologia usada permite localizar em tempo real o seu smartphone e o dos seus amigos, com uma precisão até 2.5 metros, usando os sinais WiFi existente nos edifícios. A ideia é construir a próxima geração de aplicações móveis baseadas na localização, que, pela primeira vez, se envolve com os utilizadores à escala da interacção pessoal.
Há vários segmentos de produto que podem tirar proveito desta tecnologia, envolvendo mesmo todo um potencial das redes sociais.
Este tipo de tecnologia já é usada pela Google, assim, faz todo o sentido que a Apple queira também oferecer no seu serviço de Mapas, esta componente indoor, competindo de igual numa área cada vez mais requisitada.
Esta tecnologia parece semelhante à tecnologia usada pelo parceiro da Apple, a SkyHook, que utiliza sinais WiFi e triangulação das torres de sinais GSM apara localização de dispositivos Apple, sem necessidade de integrar nesses dispositivos um chip de GPS.