Pplware

Análise – Disco SSD Samsung 840 PRO

Os discos continuam a ter um papel fundamental na performance e design de qualquer sistema. Nesta área, a capacidades de armazenamento dos dispositivos têm crescido significativamente, desde há uns anos para cá, atingindo hoje os Terabytes, mas a aposta é cada vez mais em discos pequenos, se possível de grande capacidade e que garantam o melhor desempenho a todo o sistema.

Hoje apresentamos uma pequena análise ao disco SSD Samsung 840 PRO que nos foi gentilmente cedido pela Samsung Portugal para testarmos esta “nova” tecnologia.

Os disco mecânicos continuam a evoluir enquanto tecnologia e capacidade de armazenamento, e são sem duvida o suporte de armazenamento ideal para dados.

Relativamente aos SSD, é sabido que hoje em dia as capacidades de armazenamento ainda são relativamente reduzidas em comparação com os discos mecânicos, no entanto estes oferecem o melhor, ao nível da performance nesta área (ideal para termos por exemplo instalado o sistema operativo e outros ficheiros que o sistema acede com muita frequência).

Discos SSD

Muito se tem falado sobre os discos SSD (solid-state drive) mas existem ainda algumas duvidas relativamente a esta “nova” tecnologia. Neste artigo iremos apresentar algumas características desta tecnologia, em especial as que estão presentes no disco SSD Samsung 840 PRO.

Os discos SSD têm normalmente um peso inferior aos discos mecânicos, assim como um consumo energético inferior. Além disso, são mais resistentes uma vez que não têm a parte mecânica e podem operar em ambientes com elevadas temperaturas .

Os utilizadores podem também aproveitar este artigo para esclarecer algumas duvidas desta tecnologia, aproveitando os comentários do mesmo.

Características do disco analisado

Como referido, a Samsung Portugal cedeu-nos gentilmente um disco SSD, modelo 840 PRO (MZ-7PD256BW), com a capacidade de 256 GB.

De referir que o modelo 840 tem disponíveis dois discos: o 840 (normal) e a versão PRO, sendo que este ultimo modelo, segundo informações da empresa, destinado para “utilizadores exigentes” (ideal para gamers e para quem trabalha com conteúdos multimédia).

O disco é de fácil montagem (deverá consultar o manual da sua máquina, para saber onde se localiza o disco mecânico)

 

Indicação do Samsung SSD 840 PRO na bios

Características técnicas

  • Tipo de produto: SSD (solid-state drive)
  • Dimensão: 2.5” 7mm (Ultrasim)
  • Capacidade de armazenamento: 256 GB
  • Velocidade de leitura sequencial:  540 MB/s
  • Velocidade de escrita sequencial:  520 MB/s
  • Velocidade de leitura aleatória: 100K IOPS (IOPS (Input/Output Operations Per Second)
  • Velocidade de escrita aleatória: 90k IOPS
  • Cache: 512 MB LPDDR2 SDRAM
  • Tipo SATA: 6 Gb/s (compatível com 3 Gb/s)
  • NAND Flash: 21-nm DDR2 com MLC
  • Controlador: 3-core MDX (300MHz)
  • Encriptação AES 256 bits
  • Suporte do software de migração: Windows
  • Voltagem: 5V ± 5%
  • Consumo de energia: 15 W
  • Garantia: 5 anos

A nível de software, a caixa que contem o SSD 840 PRO apresenta também o software: Samsung SmartMigration e também um software para clone de discos, análise de performance, etc.

Consultem aqui a Datasheet

MLC vs TLC

Em termos técnicos, a principal diferença entre o modelo 840 e o 840 PRO é que o 840 usa Triple Level Cell (TLC) NAND, ou seja, guarda três bits por célula, enquanto a versão PRO usa MLC (Multiple Level Cell), ou seja, 2 bits por célula.

A titulo de curiosidade, os disco SSD para nível empresarial usam SLC (Single Level Cell), um bit por célula. Maior densidade reduz os custos de fabricação de memórias NAND o que resulta num valor inferior para o consumidor final.

A diferença das tecnologias referidas, TLC, MLC e SLC está na durabilidade do equipamento (nº máximo de ciclos de leitura/escrita) mas também na performance do mesmo.

Quantos mais bits guardar por célula, menos performance é garantida (ex. Se uma operação de leitura demorar cerca da 50 µs num chip MLC, a mesma operação pode demorar cerca de 100 µs num chip TLC).

O grande problema é não apenas a durabilidade, mas o próprio desempenho dos chips decai com o uso de mais bits.

Tempo de vida

O tempo de vida deste tipo de dispositivos de armazenamento é também sempre questionável. No entanto, considerando que em média o disco escreve 10 GB de informação, é estimado que um disco 840 PRO MLC dure cerca de 60 anos. Já o mesmo disco com chip TLC poderá ter um tempo de vida estimado na ordem dos 20 anos.

Formula: Anos de vida = ((Capacidade * ciclos P/E ) / (Escrita diária * WA)) / 365

onde:

  • Capacidade = capacidade do dispositivo
  • Ciclos P/E = P – programação e E (erase) Apagar
  • Escrita diária=Escritas de informação por dia
  • WA: Write Amplification factor – Fator de Amplificação de Escrita (fenómeno indesejável associado às memórias flash e às unidades de memória sólida (em bom rigor a todas as memórias NAND). Este fenómeno decorre do facto de qualquer operação de escrita ter de ser precedida de uma outra operação de escrita. Esta necessidade de preparar o bloco para poder ser utilizado acelera o processo de desgaste da célula, diminuindo assim o tempo de vida útil do SSD – saber mais aqui)
3-core MDX controller

Uma característica presente no SSD Samsung 840 PRO é o CPU Cortex-R4 com controlador MDX, que garante uma melhor performance e um consumo eficiente (comparando com modelos anteriores baseados em controladores MCX).

Com o lançamento do 840 PRO, a Samsung deu um grande salto relativamente à eficiência de energia.  Como podemos ver no quadro seguinte, a o consumo de energia desce para os 1.2V quando usado o controlador MDX.

Este “novo” controlador, consome apenas 40 mW de energia durante o modo idle, metade do seu antecessor e até 97% a menos que outros controladores SSD. Outras melhorias e optimizações verificam-se no uso da memória cache LPDDR2 que oferece também um melhor desempenho e consome também menos energia. A LPDDR2 consome 30% menos de energia quando activa e 93% menos quando está o sistema está idle (isto quando comparado com as tradicionais memórias DDR2 e DDR3).

Para se ter uma ideia do efeito destas otimizações, o disco SSD 840 PRO garante cerca de 30 min a mais no tempo de vida da bateria de um portátil, em relação ao antecessor Samsung SSD 830.

Samsung SmartMigration

Quando se investe neste tipo de tecnologia, uma das primeira preocupações é o processo de migração, ou seja, passar todos os dados do nosso disco mecânico para SSD. A Samsung pensou nessa situação e disponibiliza o software SmartMigration que permite de uma forma muito simples e intuitiva, clonar o conteúdo do disco mecânico(disco completo ou apenas partições) para o novo disco SSD.

Magician Software

O software Magician da Samsung permite avaliar a performance do disco, actualização de firmware, optimização e formatação segura. De referir que este software está apenas disponível para windows, o que limita de certa forma a aquisição deste equipamento por utilizadores de outros sistemas operativos.

Conclusão

O disco SSD Samsung 840 PRO usa um chip MLC, o que garante uma boa durabilidade aliada a uma excelente performance. Além disso, as otimizações conseguidas a nível do consumo de energia são também um factor muito importante na hora de escolher um disco SSD pois, tais características, irão permitir um tempo de vida útil da bateria superior.

Relativamente à capacidade, o disco analisado está disponível com a capacidade máxima de armazenamento de 512 GB.

Como referido, os discos SSD não devem ser vistos, neste momento, como dispositivos de grande capacidade mas sim como dispositivos que garantem uma excelente performance ao sistema.

O preço do disco SSD Samsung 840 PRO de 256 GB situa-se entre os 200€ e 230€, tendo em conta valores do site KuantoKusta.

No geral trata-se de um dispositivo de armazenamento com excelentes características a um preço relativamente aceitável (tendo em conta a tecnologia e inovações implementadas).

Sabemos que existem no mercado outros equipamentos com a mesma capacidade de armazenamento e a preços inferiores mas não oferecem as mesmas tecnologias que estão presentes no SSD Samsung 840 PRO.

Como ponto menos favorável apenas salientar a falta de suporte para Linux e Mac do software disponibilizado para migração. No entanto, tal situação pode ser contornada já que existem outros softwares disponíveis para efectuar tais operações.

Por fim, em nome do Pplware, gostaria de deixar um agradecimento à Samsung Portugal pela disponibilização do disco SSD para a realização desta análise.

Exit mobile version