Pplware

AndroidOmnia – O Android no Samsung Omnia

Eu gostava do Windows Mobile pela sua facilidade de uso e dinamismo (a quantidade de programas que tinha para ele), mas “deixou-se ficar” e eventualmente foi ultrapassado.

Alguns dos SO’s que estão a nível de usabilidade e dinamismo bastante acima do Windows Mobile são o Symbian (Nokia), o webOS (Palm Pre), o iPhone OS e o Android, entre outros proprietários.

Eu tenho um Samsung Omnia e, se bem que é uma peça de hardware fantástica, sinto que perde imenso por utilizar um sistema operativo obsoleto (sim, obsoleto!).

Tive de comprar programas como o Winterface e o PhonEx, e instalar outros gratuitos como o ThrottleExplorer e total Commander, só para conseguir “utilizar” com alguma facilidade e sem perder muito tempo nas funções básicas (gestão de notas, de agenda, de contactos, de chamadas, de ficheiros, fácil navegação web e interface, responsividade, etc.).

Ainda tem a interface da Samsung que facilita algumas coisas (o menu principal), senão era um desastre total.

Gosto do Android e felizmente já pude experimentar um dispositivo com o mesmo e posso dizer que fiquei imediatamente maravilhado pelo mesmo e pensei “será que não o posso pôr no meu Omnia?”.

A verdade é que não fui o primeiro a pensar nisso e já havia gente com o objectivo de o colocar no Omnia a funcionar correctamente e a 100%.

O que é então o AndroidOmnia?

Muito resumidamente, o AndroidOmnia é um projecto criado pelo Hielke Kramer, com o objectivo de angariar dinheiro e dá-lo à entidade (pessoa ou empresa) que conseguir fazer o Android arrancar no Omnia correctamente e a 100% de forma a ser possível utilizá-lo em detrimento do Windows Mobile.

Esta ideia do Android no Omnia foi iniciada não há muito tempo (menos de um ano), mas o projecto que vos falo (AndroidOmnia) foi iniciado muito recentemente (Abril de 2009) e já tornou possível o arranque do Android no Omnia (a 10 de Junho, sem suporte a chamadas, wi-fi, entre outras coisas).

Recentemente (actualização de 28 de Junho) o que está ainda em falta é: som, telefone (chamadas), câmara e alguns problemas de estabilidade.

Contribuam para esta causa, nem que seja com 5$ ou €5, mas se for do vosso interesse, contribuam 😉


Homepage: AndroidOmnia

Exit mobile version