Pplware

Análise: LG TV 47LX9500 & LG Blu-Ray BX580

Cada vez mais ouvimos falar em nova tecnologia nas nossas salas: as TVs super-finas, as melhorias na qualidade de imagem, as três dimensões, os consumos económicos e amigos do ambiente, os media-center, o acesso constante à internet para visualizar conteúdos multimédia… eu sei lá… são inúmeras as funcionalidades que um sistema de topo nos pode fornecer.

Desta feita, a LG enviou ao Pplware uma enorme TV LED 3D juntamente com um leitor Blu-Ray e uns óculos 3D. É o conjunto ideal para desfrutar, na sala de estar, da tecnologia de ponta no que diz respeito a olhar para um plano com uma dimensão suplementar.

Poder-se-á pensar que faria sentido fazer uma análise para a TV e outra para o leitor Blu-Ray mas, na realidade, não faz. O motivo será referido mais à frente.

Vamos espreitar?

LG TV 47LX9500

Primeiras impressões

Para começar, o peso da TV é considerável. Um caixote enorme de 33KG não é fácil de manusear, principalmente para uma pessoa só. A retirada da TV da caixa, montagem da base e a sua colocação no local respectivo é também uma tarefa que necessita de algum cuidado.

Relativamente à montagem da base, pode ser um pouco confuso quando, ao montar, nos apercebemos que a TV, com cerca de 25KG, vai ficar suportada num “pedaço” de plástico. Interroguei-me durante algum tempo para me certificar que estava a montar na posição correcta, mesmo com o manual à frente. Resumindo, é esse “pedaço” de plástico que vai permitir e suportar a rotação limitada da TV (cerca de 25º).

O painel de ligações traseiro é bastante completo suportando um enorme leque de tipos de ligação (ver características). No entanto, destaca-se já uma desvantagem: a maioria das ligações é virada para trás o que pode, numa situação de pouco espaço ou de montagem da TV numa parede, condicionar o uso de algumas ligações.

A TV inclui dois telecomandos, cabos RGB e RCA, CD com software Nero MediaHome 4 Essencials (que permite ligar os conteúdos de um PC à TV) e dois óculos 3D.

Características principais

A TV é bastante fina (com apenas 3.3 cm de espessura) relativamente aos 119 cm que tem de diagonal, é robusta e esteticamente impressionante. A parte frontal é feita com uma só peça (de vidro, suponho) que lhe dá um toque especial, permitindo a característica borderless design. Tem certificação THX, serviços de internet, DLNA, resolução Full HD e contraste dinâmico de 10M:1.

Possui retro-iluminação LED com sistema local dimming. Este sistema consiste em reduzir a iluminação, parcial ou total, das zonas escuras de imagem. Imagine-se uma cena escura num filme: para evitar as sombras acizentadas que advêm da retro-iluminação de uma zona escura, este sistema consegue aperfeiçoar a imagem ao ponto de ser possível uma tonalidade 100% negra, completamente ausente de iluminação. O seu funcionamento não é perfeito mas o resultado final é impressionante e bastante agradável.

A tela LCD é de tecnologia IPS a qual permite reproduzir cores de realidade superior (perante uma tecnologia TN ou VA) e ter um ângulo de visão bastante maior (sem deturpação de cores), que no caso o valor máximo é de 178º, portanto, quase na perpendicular.

A TV vem munida de 2 telecomandos: um deles é completamente normal, com botões para todas as funcionalidades, o outro é… o Magic Remote.

O nome diz tudo… trata-se de um comando com apenas 7 botões (V+/V-, P+/P-, mute, power e OK) e permite, apenas com recurso a movimento, usar um cursor no ecrã, tal como se fosse um rato no computador. O princípio usado nesta tecnologia é o mesmo que nas conhecidas consolas Wii mas, aqui, alia-se ao conforto da sala de estar. Tem uma óptima precisão e dispensa o comando tradicional. Um obstáculo não interfere no seu funcionamento.

Por vezes é até essencial o seu uso, principalmente aquando do uso do teclado virtual. Infelizmente nem tudo funciona bem: durante a reprodução de um vídeo, o cursor do Magic Remote não actua no menu de opções de reprodução, é apenas capaz de mudar a barra de progresso. É possível verificar esse problema no vídeo #3.

O comando tradicional tem algumas particularidades interessantes: o alcance é excelente, é bastante completo (talvez de mais para os utilizadores menos dados a tecnologias) e tem iluminação própria ideal para o seu uso em ambientes escuros. A iluminação é activada por um botão fluorescente, portanto, brilhante no escuro.

Está também disponível a tecnologia Simplink que permite gerir todos os aparelhos audiovisuais ligados ao ecrã através do telecomando.

Para os mais curiosos, na parte de trás da TV, a partir de uma grelha, é possível ver a existência de um chip bastante conhecido das FPGAs (pelo menos na área electrotécnica), o ALTERA Cyclone III.


«« ÍNDICE »»

« página anterior pág. 1 página seguinte »

Menus e funcionalidades

Esta TV está repleta de tecnologia é capaz de muito. Se ainda não tem um media-center na sala então aqui encontra-se uma óptima solução.

É possível reproduzir vídeo num enormíssimo leque de formatos (incluindo o famoso formato Matroska), visualizar fotos em alta-definição, ouvir música ou até mesmo entreter os mais novos com jogos direccionados a eles.

Os conteúdos podem ser carregados a partir da rede (usando a funcionalidade DLNA) ou com suportes de armazenamento físico USB como disco externo ou pen drive.

Esta TV não vem equipada com Wi-Fi, embora esteja preparada para tal. É possível usar um adaptador USB Wi-Fi e com isso evitar os transtornos dos cabos de rede. Experimentei usar um adaptador da marca Conceptronic e não funcionou. Certamente outras marcas serão compatíveis.

Existem vários perfis de visualização direccionados à luminosidade, cor e som (acessíveis directamente a partir do comando tradicional).

Quanto à luminosidade é possível escolher entre poupança desligada, mínima, média e máxima. Note-se que é a luminosidade que mais interfere no consumo energético. Nos perfis de visualização, os modos existentes são cinema, desporto, jogo e desligado.

A ligação à internet abre um leque de novas possibilidades de utilização da TV. O NetCast permite o uso do AccuWeather (previsão meteorológica), YouTube e Picasa. São serviços bastante úteis para o lazer e mesmo para mostrar rapida e facilmente conteúdos interessantes à família.

Destaco pontos menos bons para o serviço AccuWeather que para Portugal suporta apenas 5 cidades e o serviço YouTube não permite a escolha da qualidade de vídeo… portanto, lá se vai o 1080p do YouTube.

A TDT (Televisão Digital Terrestre H.264/MPEG4) não foi objecto de testes pois ainda não abrange a zona em que me encontro.

Qualidade de imagem

Sendo a superfície da TV de vidro, os reflexos são bastantes e inevitáveis. No entanto isso é compensado pela óptima retro-iluminação do ecrã que é capaz, mesmo de dia e de janelas abertas, reproduzir uma óptima qualidade de imagem mas, no entanto, o reflexo de fontes externas poderá ser um problema para assistir em 3D. O painel IPS, como já referido, é um must have nesta TV e, para quem está habituado aos painéis TN, é deveras impressionante.

Há uma funcionalidade interessantíssima que equipa esta TV: TruMotion (sistema de interpolação de frames). Esta tecnologia, quando activa, dá uma suavidade de movimento impressionante à imagem. Todos nós, nos filmes, detectamos por vezes algumas quebras no movimento, parecendo que não é completamente fluido. Aqui, com o TruMotion, o realismo criado é brutal e dá mesmo a sensação de estar presente na cena. Esta correcção ao movimento funciona mesmo em entradas de vídeo analógicas e é regulável em vários níveis.

No entanto, o TruMotion matou esta TV! Porquê? Simples: dado o processamento a fazer à imagem, mesmo com a opção TruMotion desligada, existe sempre um atraso mínimo de sensivelmente 1/4 de segundo. Em que é que isso se traduz? É impossível jogar nesta TV!!!

Quando me deparei com este problema tive uma tremenda decepção… Experimentei com o HDMI do computador, com a PlayStation 3, com as ligações SCART e RCA e o atraso verificou-se sempre. É impossível dar correctamente uma curva num jogo de carros, disparar com precisão num jogo de tiros ou mesmo usar correctamente o cursor do rato num ambiente de trabalho. Apenas usando a ligação VGA (15 pinos) é que não se verifica qualquer tipo de atraso. Estranho? Bastante mesmo…

Note-se que a versão de firmware foi actualizada. Este é um problema gravíssimo e, se a sua correcção depender de firmware, pois que seja rapidamente corrigido. De outra forma é uma grande desilusão.

Relativamente ao local dimming (já falado acima) por vezes, em movimentos mais bruscos, a qualidade de imagem pode ser afectada pelo atraso de iluminação em determinadas zonas da imagem. No entanto, na maioria dos casos, recomendo o seu uso. Com o local dimming activo, as irregularidades na iluminação da imagem demonstradas abaixo não se verificam, sendo possível reproduzir pretos puros.

Modo de poupança mínimo para o máximo

A TV vem equipada com guias de configuração de cor muito simples e úteis, permitindo assim tirar o maior partido da qualidade deste ecrã.

Relativamente ao ângulo de visão, como já dito acima, o painel IPS proporciona um ângulo máximo quase perpendicular. Perde-se apenas alguma luminosidade tanto maior quanto for o ângulo. No final do vídeo #2 é possível ver as alterações que ocorrem na imagem.


«« ÍNDICE »»

« página anterior pág. 2 página seguinte »

Qualidade de som

Dada a espessura da TV não existem milagres quanto à reprodução de som com altifalantes de pequenas dimensões. No entanto, nesta TV, o som está bem conseguido (dentro do possível, claro). Os altifalantes encontram-se na parte inferior do ecrã, virados para baixo (ver vídeo #1), e existe um outro no centro da parte de trás da TV, de maior dimensão, destinado às frequências mais baixas.

Para verdadeiras sessões de cinema em casa, obviamente que será necessário um equipamento de som externo.

Existe uma funcionalidade (Clear Voice II) que possibilita aumentar em vários níveis a nitidez da voz na TV. Basicamente, trata-se de um equalizador que actua na frequência da voz, algo compreendido entre os 300Hz e 3KHz.

Não há qualquer tipo de distorção sonora com o volume no máximo.

As Três Dimensões!

A moda pegou e pelos vistos veio para ficar. Foi a primeira vez que experimentei este tipo de tecnologia 3D e, embora funcione bem e tivesse gostado, não chega à qualidade que se pode assistir nas salas de cinema com o uso de óculos descartáveis. O maior defeito que lhe aponto é uma existência ligeira de “tremores” na imagem, nota-se que a frequência de actualização não é tão alta quando devia.

A TV inclui 2 óculos 3D LG AG-S100. Os óculos são leves q.b., confortáveis, adaptam-se a qualquer pessoa (mesmo aos mais pequenos) e encaixam-se bastante bem por cima dos óculos de correcção da visão.

Os óculos têm uma pequena bateria, recarregável por USB, e um pequeno botão para activar o seu funcionamento. Existe um sensor de infra-vermelhos no centro dos óculos responsável pela sincronização com a TV.

Muito resumidamente (e como breve explicação), a sincronização é necessária pois as lentes dos óculos escurecem, alternadamente, permitindo que cada olho veja uma imagem diferente (visão stereo, tal como no mundo real). A TV está também a reproduzir imagens diferentes, alternadamente. Daí ser necessária uma sincronização. Por isso é que, sem óculos, é possível visualizar imagens sobrepostas.

Assim que é reproduzido um vídeo 3D, é necessário activar tal opção na TV. De seguida é necessário escolher o modo de como o vídeo está a ser reproduzido. É demonstrado na imagem abaixo. O procedimento pode ser visto no vídeo da página seguinte.

É possível também escolher entre sincronização esquerda/direita ou direita/esquerda. Pessoalmente notei menos “tremores” na imagem com esquerda/direita.

Consumo energético

Os aparelhos económicos e amigos do ambiente “estão aí”. Esta TV não foge à regra e o seu elevado tamanho não se traduz num consumo exagerado, muito pelo contrário. O “truque” reside, obviamente, na retro-iluminação LED. A potência absorvida (consumo) traduz-se na tabela seguinte.


«« ÍNDICE »»

« página anterior pág. 3 página seguinte »

LG Blu-Ray BX580

Tal como referi no início, não fazia o mínimo sentido fazer uma análise separada para a TV e o Blu-Ray. E porquê? Porque ambos têm a maioria das funcionalidades aqui tratadas.

O aspecto externo do Blu-Ray é bastante discreto e elegante. Tem uma espécie de porta, em todo o comprimento, que abre manualmente ou com a impulsão da abertura do leitor óptico. Com essa porta fechada estão acessíveis apenas 2 botões: power e open. Com a porta frontal aberta tem-se acesso a mais 4 botões (play/pause, stop, previous, next) e uma porta USB.

O menu do Blu-Ray é ligeiramente diferente da TV mas apenas esteticamente. Fora isso, as únicas funcionalidades não incluídas na TV e que existem no Blu-Ray são o Wi-Fi e, obviamente, a leitura óptica do Blu-Ray.

Portanto, quem compra um não precisa de comprar o outro pois estará a pagar duas vezes pela mesma tecnologia.

De referir que me deparei com algumas dificuldades na reprodução de alguns vídeos, dificuldades essas que não surgiram na TV. Pelo menos em dois deles que testei (ambos 1080p, um .mkv e outro .wmv) ocorreram erros na reprodução de som, prosseguindo assim a reprodução apenas com imagem. Note-se que actualizei o firmware do Blu-Ray.

O Blu-Ray tem arrefecimento activo (ventoinha) de pequenas dimensões pelo que faz bem mais ruído que a TV. A meu ver, é algo que podia ter sido evitado na construção do aparelho. Nunca esquecer: se algo tem ventoinha é porque está preparado para aquecer, o que é mau sinal na sua eficiência energética! É claro que é pior aquecer sem ter ventoinha, mas o melhor é mesmo não aquecer e consequentemente não precisar da ventoinha.

O telecomando é bastante idêntico ao da TV. Existem funções que ambos partilham mas que por vezes, aparentemente, o Blu-Ray deixa de admitir ordens do comando da TV e vice-versa.

O Magic Remote da TV não funciona com o Blu-Ray.

O consumo energético do Blu-Ray é bastante baixo e pouco significante num aparelho destes:

Veredicto

LG TV 47LX9500

Esta TV foi lançada pela primeira vez na Coreia em Março deste ano. Por ter tecnologia 3D, quase que duplica o preço relativamente à versão equivalente sem 3D. Destina-se claramente a quem pode “alargar os cordões à bolsa”. Infelizmente os conteúdos 3D ainda não são vulgares nas lojas e são também algo limitados na variedade.

No entanto relembro que, para jogos, esta TV simplesmente não funciona devido ao atraso constante que ocorre devido à tecnologia TruMotion (mesmo que desactiva).

É possível encontrar esta TV à venda em Portugal com preços a cerca de 1800€~2300€ (já com 2 óculos 3D). Os óculos 3D custam cerca de 83€~100€.

Pontos negativos :

Pontos positivos:

LG Blu-Ray BX580

Este Blu-Ray foi lançado em Maio de 2010. É um aparelho bastante interessante mas não para aliar a esta TV já que, como disse, partilham da maioria das funcionalidades e, ao adquirir ambos, a mesma tecnologia estaria a ser paga em duplicado.

Não detectei nenhum problema de maior, somente alguma incompatibilidade com alguns vídeos que testei e outros problemas pouco relevantes.

É possível adquirir este leitor Blu-Ray em Portugal por preços a rondar os 180€~230€.

Pontos negativos :

Pontos positivos:

Agradeço ao Gilberto Martins pelo empréstimo da PlayStation 3 que me permitiu enriquecer esta análise.

O Pplware agradece à LG pelo empréstimo do material de testes.

NOTA: todos os testes e juízos foram feitos sem qualquer base ou modelo para comparação. Toda a opinião se reflecte num uso intensivo e cuidado do material envolvido.


Homepage: LG 47LX9500


Homepage: LG BX580


Homepage: LG AG-S100


«« ÍNDICE »»

« página anterior pág. 4 página seguinte »

Especificações


LG TV 47LX9500
INFORMAÇÃO GERAL 
  • Tipo: 3D TV
  • Tipo de BLU (Unidade de Retro-Iluminação): Full LED Slim
  • Tecnologia 3D: Tecnologia Activa
  • Internet TV: Sim
  • Tamanho do ecrã (Polegadas): 47
  • BORDERLESS™ Design: Sim

IMAGEM

  • Full HD: Sim
  • Resolução: 1920×1080
  • Rácio de Contraste Dinâmico: 10.000.000:1
  • Ângulo de Visão: 178/178
  • Reprodução de Cores (RGB): 10bit
  • Tempo de Resposta (G to G): 2ms
  • WGC (Capacidade de Gama Alargada): Sim

VÍDEO

  • XD Engine Dual: Sim
  • Rácio de Aspecto: 8 Modos (16:9/Just Scan/Original/4:3/14:9/Zoom/Cinema Zoom/Full AutoWide)
  • Controlo da Temperatura da Cor: 3 Modos: Fria | Média | Quente
  • 24p Real Cinema: Sim
  • AV Mode: Sim

ÁUDIO

  • Saída de Audio (watts – THD 10%): 10W+10W+5W (woofer)
  • Sistema de Colunas: 5 Colunas de 2 Vias
  • Sistema Surround: Infinite Sound
  • Modo Som: 5 Modos (Standard/Música/Filmes/Música/Jogos)
  • Clear Voice II: Sim
  • Nivelador de Volume Inteligente: Sim

CARACTERÍSTICAS

  • Certificação THX: Sim
  • Certificação ISF: Sim
  • Eco Flower: Sim
  • Smart Energy Saving Plus: Sim
  • DLNA (Digital Living Network Alliance): Sim
  • Ligação AV Sem Fios: Sim
  • TruMotion: 400 Hz
  • Sintonizador: MPEG4
  • Colunas invisíveis: Sim
  • SIMPLINK (HDMI CEC): Sim
  • DivX (HD/SD)HD USB 2.0: Sim
  • Sensor Inteligente: Sim
  • Picture Wizard: Sim
  • NetCast (TM): Sim – NOTA: Serviços de terceiros podem ser alterados, removidos ou interrompidos, sem aviso prévio. A LG não representa ou garante que qualquer conteúdo ou serviço continuará disponível por tempo indeterminado

ECO-DESIGN

  • Consumo On-Mode – IEC62087 Edition 2 (W): 117
  • Consumo em Stand-by (W): 0.20
  • Taxa de luminância (%): 75
  • Mercúrio (mg): 0.0
  • Presença de Chumbo: Sim – NOTA: Esta televisão contém chumbo apenas em certas peças ou componentes onde não exista tecnologia alternativa em conformidade com as cláusulas de isenção existentes no âmbito da Directiva RoHS

DIMENSÕES

  • Peso do conjunto (Kg): ——
  • Peso sem Pedestal (kg): 22.5
  • Peso com Pedestal (kg): 27.2
  • Dimensões sem Pedestral (cm): 107.4 x 64.8 x 3.3
  • Dimensões com Pedestral (cm): 107.4 x 70.4 x 25.4

FUNÇÕES ESPECIAIS

  • Acesso a Picasa: Sim
  • Acesso a Youtube: Sim
  • Accuweather: Sim
  • Preparado para Wireless: Sim

LG Blu-Ray BX580
ESPECIFICAÇÕES GERAIS 
  • Tipo: Leitores Blu-ray
  • Reprodução de discos Blu-ray: Sim

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Full HD Up-scaling: Sim

SISTEMA DE SINTONIZAÇÃO

  • Video DAC: 148MHz/12bit
  • Áudio DAC: 192kHz/24bit

FORMATOS DISCO COMPATÍVEIS

  • BD-ROM: Sim
  • BD-R: Sim
  • BD-RE: Sim
  • DVD (PAL): Sim
  • DVD (NTSC): Sim
  • Áudio-CD: Sim
  • CD-R/-RW: Sim
  • DVD-R/-RW (Modo Video): Sim
  • DVD+R/+RW: Sim

FORMATO AV

  • Video – MPEG2: Sim
  • Video – MPEG4 AVC (H.264): Sim
  • Video – SMPTE VC1: Sim
  • Video – AVCHD: Sim
  • Video – MKV: Sim
  • DTS CD: Sim
  • DivX HD: Sim
  • Áudio – LPCM: Sim
  • Áudio – Dolby Digital Plus: Sim
  • Áudio – Dolby TrueHD: Sim
  • Áudio – DTS-HD MA: Sim
  • Áudio – MPEG 1/2 L2: Sim
  • Áudio – MP3: Sim
  • Áudio – WMA: Sim

DUBBING

  • Cópia USB para HDD: Não
  • Cópia HDD para USB: Não

CONVENIÊNCIA

  • NetCast (TM): Sim
  • Rede / BD Live (Perfil BD 2.0): Sim
  • Reprodução USB: Sim
  • Reprodução HDD externo: Sim
  • Gravação HDD externo: Não
  • Actualização online de firmware: Sim
  • Simplink: Sim
  • LAN Wireless: Sim
  • DLNA: Sim

PAINEL FRONTAL

  • USB: Sim

PAINEL TRASEIRO

  • Saída Digital Áudio – Óptica: Sim
  • Saída Digital Áudio – Coaxial: Sim
  • Saída Vídeo – Composto: Sim
  • Saída Vídeo – Componente RCA tipo (Y/Pb/Pr): Sim
  • Saída Áudio Analógica (Par Componente) – E/D: Sim
  • Saída Vídeo Digital – HDMI (Version 1.3): Sim
  • Ethernet: Sim

Óculos 3D LG AG-S100
ESPECIFICAÇÕES GERAIS 
  • Características Principais: Recarregáveis
  • Modelos LED LCD compatíveis: LX9500, LX6500
  • Potência de consumo: 5.3mW (ON)
  • Net Dimension (W x D x H) (mm): 165.1 x 71.12 x 43.18
  • Peso líquido: 40.82 g
  • Dimensões da Embalagem: 200.66 x 160.02 x 68.58 (mm)

«« ÍNDICE »»

« página anterior pág. 5 página seguinte »

Exit mobile version