Pplware

Ambulâncias Drones, poderão estes equipamentos salvar vidas?

Muitos são os casos em que pessoas sofrem colapsos cardíacos no meio da rua. Na Europa são contabilizados 800 mil casos por ano e muitos casos ocorrem quando não existe ajuda por perto e o tempo que a ambulância demora a chegar ao local é por vezes um factor importante, ditando a sobrevivência ou não da pessoa.

E se nestas alturas pudéssemos chamar um Drone?

Um estudante da Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda, criou um protótipo de um Drone que pode carregar um desfibrilador de forma rápida, e assim, ser uma resposta mais eficaz ao auxílio de uma vítima de paragem cardíaca.

Este Drone é construído em fibra de carbono, pesa cerca de 4kg, possui microestruturas impressas em 3D, três motores, um desfibrilador on-board e uma Webcam permitindo assim a comunicação entre as pessoas presentes no local e a equipa médica especializada. Além disso, este Drone é guiado através de GPS, conseguindo identificar a localização da pessoa através do sinal de uma chamada telefónica.

O drone foi construído por Alec Momont, que afirma que a sua criação pode atingir os 100 km/hora e é capaz de transportar uma carga de cerca de 4kg extra.

“O Drone ambulância pode obter um desfibrilador para um paciente dentro de uma zona de 12 quilómetros quadrados dentro de um minuto. Essa velocidade de resposta aumenta a possibilidade de sobrevivência após uma paragem cardíaca de 8% para 80%.”

Alec Momont, em comunicado

Inicialmente o Drone estará disponível por valor de 15 mil euros cada, podendo desta forma ajudar no combate aos quase cerca de 800 mil casos de paragem cardíaca que acontecem na União Europeia todos os anos.

No entanto, este protótipo enfrenta um dos seus primeiros obstáculos já que a lei holandesa não permite a utilização de Drones autónomos, além de que o equipamento necessita de melhorar a sua capacidade de evitar obstáculos.

Todos sabemos que este dispositivo é ainda um protótipo e que com certeza nos próximos meses/anos irá ser aperfeiçoado, mas uma coisa é certa, equipamentos como este podem com certeza ajudar a salvar muitas vidas em torno do mundo.

Exit mobile version