Os netbooks têm uma receita muito própria de crescimento. Apostam em versões low cost nos recursos e dimensões reduzidas na sua estrutura. Para inovar, os fabricantes estão a condimentar as máquinas, maiores ecrãs e mais recursos inovadores.
A always Innovating, sediada na Califórnia é uma empresa emergente neste mercado tendo apresentando recentemente a sua visão de um Netbook com uma componente de controlo por toque, referimos-nos ao Touchbook.
De facto, designar o Touchbook como um mero dispositivo low cost, seria demasiado redutor para as suas funcionalidades. Isto porque o uso que lhe pode dar é variado, pode usá-lo como um computador portátil, um dispositivo para desenho e jogos tácteis ou mesmo leitor de alta resolução de e-books.
Mas há muito mais que facilmente nos escapa à primeira vista, veja o seguinte resumo das suas principais funcionalidades:
- Dimensões de 9.4″ x 7″ x 1.4″ (teclado incluído)
- Primeiro portátil com um processador ARM, mais concretamente usando a arquitectura OMAP3 da Texas Instruments
- Ecrã amovível de 1024×600 com 8.9” polegadas (pode desmontar o ecrã e usá-lo como tablet ou computador portátil)
- Armazenamento através de um cartão de 8GB micro SD
- Wifi 802.11b/g/n e Bluetooth
- Navegação via acelarómetro tridimensional
- Entradas microfone e auscultadores
- 6 portas USB 2.0 (3 internas, 2 externas, 1 mini)
- No mínimo 10 horas de duração da bateria
- Sistema operativo Linux com um menu de navegação simplista e amigável, vem instalado uma build específica do Fennec o browser móvel da Mozilla
Reforço uma das características descritas acima, é de facto pelo que pude apurar o primeiro portátil com um processador ARM disponível para pré-venda. A empresa justifica a opção deste processador devido a ser concebido para ser muito mais eficiente ao nível energético do que os processadores Atom da intel, que devido à sua construção necessitam de ventoinhas, que retiram autonomia à bateria.
A empresa sediada nos EUA, justifica a escolha pela utilização do Linux da seguinte forma:
“Embora tenhamos respeito pela posição dominante da Microsoft, esta empresa abandonou o caminho para inovação há muitos anos atrás. Entretanto o Linux e a comunidade Open Source, fizeram progressos muito significativos de modo a oferecer uma experiência de desktop inovadora e amigável .”
Segundo a Always Innovating não está descartada a possibilidade de suporte futuro para plataformas móveis emergentes e de elevado potencial como o Android e o Moblin.
Como um vídeo é sempre uma boa montra para dizer muito sobre um produto, deixo-lhe de seguida uma demonstração deste pequena gadget inovadora.
Embora não esteja actualmente à venda, poderá fazer a sua pré-encomenda visto que Portugal é um dos países contemplados.
O TouchBook está previsto para ser comercializado por 399 dólares (cerca de 283 Euros) o Touchbook completo ou 299 dólares (cerca de 212 Euros) apenas o Tablet, um preço bastante interessante se observamos com mais atenção as características. Always Innovating