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A Tecnologia ao Serviço dos Larápios

A tecnologia é como o fogo, depois do homem o aprender a criar e dominar, tudo ganha outra amplitude, para o bem… e para o mal. A indústria automóvel está cada vez menos mecânica e mais electrónica, é um percurso natural da evolução dos dispositivos que fazem parte da vida humana. Os automóveis já não precisam de chave para os abrir e há marcas que até dispensam as mesmas chaves para os colocar a andar.

Há dias um nosso leitor ficou sem a sua Renault Scenic que estava estacionada à porta de casa. Esta marca francesa tem sido um alvo fácil para os larápios, as técnicas estão já propagadas e esperamos que os proprietários de viaturas, como as que são aqui referidas, tirem as suas conclusões e consigam agir.

Recebemos no nosso Facebook, local onde muitas pessoas deixam as suas questões, um pedido de ajuda para propagar um furto de uma viatura.

Meus Amigos/as: Roubaram o meu carro !! PRECISO DA VOSSA AJUDA ! Neste momento, mais que nunca… Trata-se de uma Renault Scenic PRETA… Foi levada durante a passada noite de 12 para 13 Out… Conto convosco ?… MUITO OBRIGADO ! 🙁

O Guilherme é mais um dos muitos proprietários que caíram nas mãos dos larápios equipados com conhecimentos e material sofisticado que, com facilidade, pode ser encontrado da Internet e, caindo nas mãos “certas” fazem Renaults desaparecerem como fumaça…

Para perceberem a realidade, deixo-vos um vídeo elaborado pela conceituada publicação francesa dedicada à indústria automóvel, a Auto Plus:

Como puderam perceber, existem dispositivos que podem ser adquiridos na Internet, pela módica quantia de 125 euros e outros por 50 euros e que permitem controlar totalmente a viatura, através da parte electrónica e acesso ao respectivo software.

Em Portugal este fenómeno também já preocupa as autoridades, pela quantidade e pelo rasto… que não existe.

Segundo a RTP o número de roubos de viaturas da marca Renault, em concreto do modelo Mégane, tem aumentado nos últimos meses. Os ladrões usam um computador e um cabo “usb” para desbloquear o sistema de segurança. Os lesados já reclamaram junto da marca, que garante não existir qualquer falha.

Como podemos ver, depois de conseguirem o acesso ao interior da viatura, é conectada na ficha de serviço da viatura os respectivos dispositivos e a partir dali tudo pode ser controlado. A tecnologia tem os dois extremos, o lado prático e cómodo e o lado da criminalidade que, por norma, está sempre um passo na frente de quem se defende. Os meios são desproporcionais e o controlo, por agora, está ainda longe de ser tido como certo.

Existem alguns dispositivos que podem ser úteis, mas, como em tudo, o custo é sempre ponderado em função de existir sorte ou a falta dela.

Ao Guilherme, desejo que encontre a sua viatura e deixo aqui o seu endereço do Facebook para quem quiser propagar e, caso saibam algo, podem alertar.

Após a publicação deste artigo, contactamos a Renault Portugal à qual indagamos sobre este assunto. Gentilmente recebemos resposta que passamos a disponibilizar:

 

Boa tarde

No seguimento do seu contacto para o mail geral da Renault Portugal, e sobre o assunto que menciona, podemos dizer o seguinte:

– A situação que consta do vosso artigo foi reportada, pela primeira vez, no facebook da Renault Portugal. Na mesma página do facebook a Renault Portugal publicou, há algum tempo, um comunicado a este propósito e que agora anexo.

– A Renault Portugal lamenta todas as ocorrências, pelos prejuízos causados aos seus clientes.

– Mesmo se o número de ocorrências poderá ser considerado inferior ao que porventura se imagina, esta situação, até porque se tratam dos nossos clientes, não pode deixar de nos preocupar e, por isso mesmo, a Renault Portugal e as autoridades têm vindo a trabalhar em estreita colaboração.

– Mas, o roubo de automóveis é um crime e como tal só pode mesmo ser “contido” pelas autoridades.

Com os melhores cumprimentos

Ricardo Oliveira

Director de Comunicação e Imagem

Renault Portugal, SA

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