Pplware

A tatuagem electrónica que não o vai deixar beber demais

Um fim-de-semana de Verão é quase certo que signifique noites longas com os amigos e, em alguns casos, significa também um copo ou outro a mais.

Mas é importante que se beba com moderação e, para ajudar nesse controlo, poderá estar a chegar uma tatuagem temporária que o avisa quando deve parar de beber.

Investigadores da Universidade de San Diego, Califórnia, desenvolveram um dispositivo electrónico que poderá ajudar no controlo da ingestão de bebidas alcoólicas.

Este dispositivo foi concebido na forma de uma tatuagem temporária que integra sensores que permitem verificar o estado de sobriedade do seu utilizador.

Através da libertação de suor, induzida por uma substância libertada pelo dispositivo, a pilocarpina, os sensores da tatuagem conseguirão avaliar o índice de álcool no sangue, em tempo real, com base nos níveis de etanol existente no suor. Em seguida, por Bluetooth, a informação é enviada para o smartphone do utilizador.

Segundo os investigadores, esta tatuagem tem um custo de fabrico muito reduzido, de menos de um dólar. Além do mais, indicam quem esta tatuagem poderá vir a ser adaptada noutro tipo de situações, nomeadamente, na avaliação dos níveis de glicose e lactose.

Para que o dispositivo esteja pronto a ser utilizado é ainda necessário melhorá-lo em alguns aspectos e é necessário desenvolver uma aplicação para smartphone apelativa ao utilizador.

ACS Sensors

Exit mobile version