A Pioneer criou um hype enorme sobre estes novos bichinhos juntos da comunidade dos dj’s e eis que aparece um verdadeiro peso pesado!
Muito se especulou à volta deste produto devido a uma campanha de vídeos curiosos e especulações malucas. Um pouco à lá Apple portanto.
Para começar, sem por a carroça à frente dos bois, vou explicar o que raios é o CDJ. Um CDJ ou compact disc jockey é nada mais do que um leitor de cds. Mas desenganem-se os menos atentos, pois não é um leitor qualquer. É fabricado pela Pioneer especialmente para DJ’s. Possuem botões que nunca mais acabam. Fazer loops, mexer no equalizador e mudar a batida da musica são apenas algumas opções. São usados normalmente aos pares e chegaram para substituir os gira discos (turntables) pesados e enormes.
Mas como já devem ter reparado, este não é apenas mais um CDJ.
- Podemos começar pelo ecrã WQVGA (480×234) que mostra tudo o que acontece no nosso cdj;
- Este cdj não é só um leitor de cd’s como lê também dvd’s, flash drives e cartões de memória SD. O que quer isto dizer em termos de inovação? Peso a menos. Falo portanto no peso dos cd’s que os dj’s carregam;
- Tem um programa especifico para quem gosta de trabalhar com o laptop;
- É possível utilizar com programas como ableton live, traktor pro e serato;
- Possui uma área sensível ao toque que serve para “saltar” para aquela parte da música que queremos;
- É possível ter até 4 aparelhos ligados em rede a utilizar o mesmo cartão de memória ou a mesma flash drive;
- 3 botões para os cue points;
Como podem ver, é uma panóplia de funcionalidades (umas novas, outras não) que prometem fazer as delicias dos mais endinheirados, pois infelizmente, o preço esperado é qualquer coisa como 1800€.
Este pequeno brinquedo deve estar disponível por volta de Novembro, pronto para animar todas as festas possíveis e imaginárias.