Pplware

A garantia da segurança dos seus dados pode vir do som

Os mecanismos de autenticação e de segurança têm estado a ficar cada vez mais sofisticados, ao mesmo tempo que procuram garantir ao máximo a simplicidade de utilização.

Os avanços da tecnologia conseguiram já criar processos de autenticação que assentam em tokens de hardware, sem requerer a autenticação, mas o próximo passo pode vir de uma fonte bem conhecida, o som.

O maior reforço de segurança que foi criado nos últimos anos assenta em mecanismos de autenticação de 2 factores, que garantem ao utilizador que mesmo que os seus dados de acesso sejam comprometidos, os atacantes não consigam entrar nas suas contas, porque necessitam ainda de uma segunda validação.

Esta, por norma, é feita com recurso a códigos numéricos que são gerados na hora e transmitidos ou por aplicações residentes nos smartphones ou enviadas por SMS para estes.

Com esta camada de segurança adicional é possível impedir acessos não autorizados, ao mesmo tempo que se apresenta simples de usar.

Mas uma equipa de investigadores do Instituto Federal de Tecnologia Suíço, em Zurique, criou uma nova forma dos códigos de autenticação de dois factores serem transmitidos.

O Sound-Proof, ferramenta que esta equipa criou, consegue apenas ouvir o som ambiente de qualquer espaço e aprender qual o código que deve ser usado.

Claro que é necessário que exista um smartphone presente, também ele a correr uma versão do Sound-Proof, que enviará para o ambiente o código através de som.

A particularidade do Sound-Proof é que consegue ser usado em ambientes com elevado ruído, garantindo uma forma de utilização simples e sem a necessidade de ter o telefone consigo ou de gerar ou receber qualquer código.

O Sound-Proof é ainda só uma prova de conceito, mas mostrou-se simples de usar, ao mesmo tempo que consegue garantir os mais elevados padrões de segurança, que os mecanismos de autenticação de 2 factores exigem.

Este pode ser um caminho a ser explorado e que conseguirá facilitar todos os processos de autenticação. Mantendo o mesmo grau de segurança, os utilizadores conseguem ter os seus dados protegidos, sem qualquer complicação.

Exit mobile version