O YouTube é, desde o seu lançamento, o maior e mais completo local onde podemos ver vídeo na Internet. E seja qual for o vídeo que procuramos lá o vamos de certeza encontrar.
Desde a introdução do HD e dos 1080p que a melhoria da qualidade é notória. No entanto estas melhorias tornaram o tempo de carregamento dos vídeos maior. Por um lado devido ao aumento da largura de banda necessária e por outro devido ao aumento de processamento necessário. Se para quem tem uma maior largura de banda e máquinas mais recentes essas alterações são verdadeiramente melhorias para os demais é apenas mais tempo que o video leva a carregar.
Para resolver esse problema o Youtube apresentou uma versão mais leve da sua página. O Youtube Feather Beta.
Esta é uma versão ultra leve do Youtube. Por agora apenas está disponível para quem quiser testar e no formato de voluntariado. A ideia é os utilizadores testarem e depois darem o seu feedback.
Dos testes que fiz a página é realmente mais rápida e os vídeos são mais rápidos a começarem a ser tocados e notam-se menos interrupções .
Segundo o Youtube esta experiência tornar-se-à padrão e norma dentro em breve. Mas para já está apenas em testes.
Podem ver na imagem abaixo qual o look de uma página do Youtube com o Feather activado.
E abaixo uma página normal Youtube.
Como podem ver existem elementos que foram removidos da página, nomeadamente a informação relativa a outros vídeos desse autor, subscrições e histórico. Existem ainda outros elementos que são removidos da página.
Os elementos que são mantidos também passaram por uma cura de emagrecimento e são reduzidos ao mínimo.
Aconselho que testem essa nova forma de aceder ao Youtube e que decidam qual o modo que melhor vos permite ver os vídeos. Têm largura de banda suficiente e podem ter todas as características ou são mais comedidos e restringem-se ao essencial?
Acedam e activem o Youtube Feather Beta aqui. Basta que indiquem que pretendem aderir ao Feather.
Para abandonarem a experiência basta acederem ao mesmo endereço e indicarem que pretendem sair.
Tentem e depois digam de vossa justiça nos comentários!