Surgiu recentemente na comunidade XDA-developers uma build (a partir da source) para Android que parece já ter as condições mínimas para ser testada. Eu já experimentei, aprovo e recomendo!
Para experimentar apenas tem que instalar a versão correspondente ao seu dispositivo. Saiba todos os detalhes depois da quebra.
“O VLC papa tudo!”… é o que se costuma dizer em “linguagem corrente”. E de facto assim o é. O VLC para Android tem estado a ser trabalhado e antes de uma versão oficial, eis que surge uma compilação daquilo que muito provavelmente, em breve, será o melhor player de conteúdos multimédia para Android.
Uma vez que o VLC é um projecto open-source existe a possibilidade de pagar no código e utilizá-lo das mais variadas formas… O utilizador adridu59 do XDA-developers compilou o código, preparando três diferentes apk para arquitecturas distintas.
Existe uma diversidade considerável de famílias de processadores nos dispositivos Android. Como esta versão do VLC ainda se trata de uma compilação preliminar é necessário instalar a versão adequada ao respectivo dispositivo. Antes de instalar deve activar a opção Fontes desconhecidas nas definições do seu Android.
Para saber qual a compilação referente ao seu dispositivo pode fazer uma rápida pesquisa ou tentar consultar na Wikipédia que tem essa informação bem reunida (Snapdragon, Exynos, Tegra, OMAP3 e OMAP4).
Vulgarmente, determinada família contém a correspondente arquitectura indicada abaixo:
- Snapdragon S1: ARM11
- Snapdragon S2/S3: Cortex-A8/NEON
- Snapdragon S4: Cortex-A9
- Tegra 2: Cortex-A9
- Hummingbird: Cortex-A8/NEON
- Exynos: Cortex-A9
- OMAP3: Cortex-A8/NEON
- OMAP4: Cortex-A9
Caso escolha a versão errada não há qualquer problema, apenas terá de desinstalar e instalar a versão correcta para que o conteúdo seja reproduzido.
Funcionalidades:
- Suporte para Gingerbread e Ice Cream Sandwich
- Compilando utilizando como base o código fonte do VLC-2.0
- Bibliotecas VLC para descodificação de media
- Suporte para aceleração de hardware
- Detecção de headset
- Quase todos os formatos multimédia *devem* funcionar (excepto DTS/MPEG/Theora que ainda não estão implementados
- Streaming ainda não está implementado (utilize BubbleUPnP)
- Lembre-se que esta versão ainda está em fase de desenvolvimento
No meu caso com a versão Cortex-A9 (Galaxy Tab P1000), para que a reprodução de conteúdos HD fosse correcta foi necessário activar a opção Enable hardware accelerated decoding. Para conteúdos SD não foi necessário. Dependendo do dispositivo essa opção pode até não funcionar correctamente. Verifique de que forma o seu reproduz melhor os conteúdos.