Cada novo smartphone que a Google lança levanta sempre as mesmas expectativas nos utilizadores. Procura-se sempre saber se é este o melhor equipamento lançado, conseguindo a Google ofuscar a concorrência, ou se é apenas mais um elemento da família Nexus.
O Nexus 5, o mais recente telefone que a Google colocou no mercado, tem sido muito bem recebido por todos e tem criado imensa expectativa, muitos já o classificaram como o melhor smartphones com cunho Google.
Agora que o Nexus 5 está nas mãos do Pplware, vamos tentar responder à pergunta que todos querem ver respondida!
O mais recente telefone da Google segue a linha dos seus antecessores e estabelece o que esta empresa define como o padrão para a mais recente versão do seu Android.
Fabricado pela LG, o Nexus 5 tem elevados níveis de qualidade que se sentem desde o primeiro momento. Com um toque muito agradável e muito suave, este telefone tem tudo para ser um sucesso de vendas, estando a sua procura, a nível nacional, a provar isso mesmo.
O que primeiro se destaca no Nexus 5 é o ecrã de dimensões generosas, que depois de algum tempo de utilização, se revela num tamanho certo e muito equilibrado.
Outra sensação que podemos ter num primeiro contactos visual, é o provável peso e como será incómodo transportar este dispositivo…. nada mais errado. A estrutura em pouco tempo mostra como foi bem pensada, o Nexus 5 é um equipamento bastante equilibrado e com um peso até abaixo do “esperado”.
Todos estes pontos positivos mostram que a Google e a LG tiveram um grande cuidado na construção deste telefone, não apenas a nível das suas dimensões, mas também na ergonomia e na usabilidade.
A caixa onde o Nexus 5 é apresentado tem a marca da Google. Assim que o equipamento nos é colocado nas mãos, ainda dentro da caixa, reconhecemos de imediato o tal toque Google.
Para além do telefone, podem encontrar nesta embalagem o mínimo indispensável. O carregador com uma porta USB e o respectivo cabo são os únicos elementos presentes, com excepção de todos os manuais e documentação associada.
A ergonomia deste telefone é um factor a ter presente. Todas as linhas lhe dão uma forma muito boa de o agarrar e de usar, garantindo que este não vos vai incomodar durante a utilização.
O Nexus 5, apesar de ainda ter botões físicos, reduziu-os ao mínimo. Os únicos botões presentes estão de lado no telefone e permitem que aumentem ou diminuam o volume e que liguem ou desliguem o equipamento.
No topo e no fundo do Nexus podem encontrar, como é normal, a ligação para os auriculares (saída de som) e a porta microUSB para ligação ao computador ou ao carregador.
Numa situação de utilização, o Nexus 5 é um equipamento muito capaz e mostra que é uma máquina recente, com um sistema operativo adaptado ao que este hardware pode fornecer.
Fluido, sem soluços e a responder rápido, o Android 4.4 revela-se perfeitamente adaptado e ajustado a este hardware. Outra coisa não seria de esperar já que esta é, segundo a Google, a combinação perfeita entre hardware e sistema operativo.
Especificações Técnicas
- Ecrã: 4.95″ 1920×1080 píxeis (445 ppi) True IPS Full HD
- Protecção do ecrã: Corning Gorilla Glass 3
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 800 MSM8974
- CPU: Quad-Core Cortex-A15 2.3 Ghz Krait 400
- GPU: Adreno 330
- RAM: 2GB SDDR3
- Armazenamento: 16 e 32GB
- Cores: Branco (com frente preta, Panda Edition) e Preto
- Dimensões: 69.17 x 137.84 x 8.59 mm
- Peso: 130 gramas
- Bateria: 2300 mAh
- Sensores: GPS, Giroscópio, Acelerómetro, Bússola, Luz ambiente / de proximidade, Pressão, Efeito de auditório
- Câmara: Principal – 8Mpx com OIS, Secundária – 1.3Mpx
- Interfaces: microUSB, SlimPort activado, 3.5mm stereo jack, Dual microfones, botão power e de volume em cerâmica
- Conectividade: Wi-Fi (2.4/5GHz) 802.11 a/b/g/n/ac, NFC (Android Beam), Bluetooth 4.0 LE e LTE
- Sistema Operativo: Android 4.4 KitKat
As especificações, com particular atenção à bateria e ao ecrã, mostram que este equipamento ombreia com o melhor que o LG G2 tem para oferecer, assim como na câmara não fica nada atrás do Lumia 1020 e em termos de construção está muito próximo com o melhor que a Apple pode fazer. Chama-se a isto equilíbrio e bom gosto.
Agora que tomámos o pulso ao que o Nexus 5 tem para oferecer, é hora de começarem os verdadeiros testes no terreno e onde se vai perceber o que de extraordinário esta máquina tem para mostrar.
Para já, e numa primeira utilização, o Nexus 5 tem tudo para cativar os utilizadores. O toque e a sua ergonomia deste equipamento mostram que a Google voltou a acertar na sua criação. A fluidez e a boa resposta do Android mostram também que este é mais um conjunto – hardware e SO – de sucesso.
Este é um dos telefones que dá vontade de testar até ao limite e passar horas a explorar até dominarmos tudo o que o Android tem para oferecer.