Pplware

Uma simples falha do Google Maps provocou um engarrafamento gigantesco

Estamos cada vez mais dependentes da tecnologia, muitas vezes sem darmos por isso. A utilização de serviços de mapas ao conduzir é um exemplo perfeito e um novo caso mostra como estamos expostos. Uma simples falha do Google Maps provocou um engarrafamento gigantesco, fruto de seguirem de forma cega o que este serviço recomendava.


Google Maps provocou um engarrafamento gigantesco

Este novo incidente mostra de forma clara como os condutores estão dependentes e seguem de forma intuitiva o que serviços como o Google Maps indicam, sem pensar e sem questionar a informação. O Google Maps, que ajuda muito os condutores, cometeu um erro grave, que causou quilómetros de engarrafamento numa área.

Os condutores que iam de Itália para a Áustria começaram a sair da autoestrada e a virar em estradas secundárias para seguir as instruções do serviço de mapas da Google. A razão era simples e apenas porque o Google Maps informava que a autoestrada estava fechada e que deveriam usar rotas alternativas.

Porém, a realidade era bem diferente. A autoestrada estava aberta e sem interdições. O resultado foi o esperado e as estradas secundárias, pequenas e silenciosas, ficaram de repente cheias de trânsito, causando quilómetros de filas, com os condutores presos por horas.

Uma falha encaminhou condutores e gerou o trânsito

O problema do Google Maps foi devido a um erro nos seus servidores. Estes forneceram informações incorretas de que haveria trânsito intenso na autoestrada e levaram a redirecionar os condutores para rotas alternativas. A administração de trânsito e a polícia fizeram o possível para gerir a situação.

Como não foi possível a comunicação direta com a equipa de suporte do Google Maps, só puderam enviar notificações pela app, que ficou sem resposta. A gestão de trânsito e a polícia colocaram sinais de alerta para informar os motoristas de que a autoestrada estava aberta.

Apesar destes esforços, não conseguiram evitar completamente os engarrafamentos causados. As autoridades de Sterzing, Vize, mencionaram que o Google Maps direciona os condutores para estradas secundárias, mesmo durante pequenos engarrafamentos. Isto mostra que por vezes a tecnologia pode falhar e a intervenção humana é sempre necessária.

Exit mobile version