Pplware

Uma nova versão de Chrome a cada seis semanas?

A Google resolveu alterar o modelo de gestão do projecto Chrome. O resultado imediato desta mudança é a alteração dos ciclos de divulgação de novas versões.

Esta mudança vai aplicar-se apenas às versões estáveis, mas vai afectar a disponibilização da versão Beta, que terá ciclos de apresentação ainda mais curtos. A versão Dev irá manter a sua cadência semanal de distribuição.

Passam assim a ser esperadas novas versões estáveis do Chrome a cada seis semanas, diminuindo para metade o tempo que actualmente era utilizado. Naturalmente que estes período de seis semanas é uma meta ideal, problemas que existam com o software ou com bugs podem atrasar ou abreviar o período dos mesmos.

As principais razões para esta mudança são:

A primeira razão é óbvia. Ao mudar o período os utilizadores deixam de esperar tanto tempo por funcionalidades que estão já prontas a serem públicas e que teriam de esperar pela data da nova versão.

A segunda prende-se apenas com a gestão do projecto. A Google quer que os tempos previstos sejam mais estanques e que permitam fazer melhor gestão. Saber o tempo que têm permite que se consigam concentrar nas tarefas mais urgentes.

Por fim, a terceira razão vai permitir aliviar os programadores. Se uma função não estiver pronta é transposta para uma nova versão que sairá em pouco tempo. Evitam-se soluções pouco funcionais e dá-se tempo de maturação para as encontradas.

Associado a esta alteração vai estar a mudança muito mais rápida do número de versão. É esperado que as versões 6, 7, 8 ou 9 surjam muito mais cedo. A alteração do número versão está associado à disponibilização de uma nova versão major e assim a evolução do número de versão vai ser acelerada.

Para além da notícia da mudança de modelo de gestão do projecto do Chrome foi ainda anunciada a disponibilização de uma nova versão do Chrome. Actualmente estão disponíveis para os utilizadores três versões, Stable, Beta e Dev. Passa a existir a versão Canary.

Esta versão vem colmatar uma falha e um problema que existia com as demais versões. Até agora era (quase) impossível ter duas versões distintas de Chrome a correr na mesma máquina. O problema estava na pasta que era utilizada para a instalação do browser.

Com esta nova versão, e por ser instalada numa pasta distinta, passam a poder ter, por exemplo, a versão Stable e a versão Dev a correr em simultâneo.

A pasta onde esta versão é istalada é diferente da actualmente utilizada. Passa a ser instalada em %localappdata%\Google\Chrome SxS\ e não está de forma alguma associada às versões que tenham já instaladas no PC. Conseguem assim ter preferências distintas, sincronizar com contas distintas e até ter extensões distintas entre estas duas versões do Chrome.

Esta nova versão não se limitará a ser apenas uma versão instalada numa pasta diferente. Passará a ser a versão mais desenvolvida do Chrome. Será um misto entre a versão Dev e as versões do Chromium.

Passam então a poder ter uma versão de desenvolvimento do Chrome a correr lado a lado com a versão estável e de utilização diária. Vão conseguir acompanhar “ao vivo” todas as novidades ao mesmo tempo que têm a garantia e confiança de uma versão estável.


Homepage:Chrome Canary

Exit mobile version