O Android N chegou, de forma muito discreta e a Google quer que o máximo de utilizadores o testem, não apenas para o conhecerem melhor, mas também para que lhe sejam descobertas as falhas e as fragilidades.
Se desde que as novas versões saem é possível instalar o Android nos dispositivos Nexus, tudo ficou agora mais simples com a chegada do programa Android Beta, que facilita todo este processo.
Instalar uma nova versão de testes do Android num smartphone (suportado) não é um processo simples e pode assustar quem nunca o fez. São vários passos, todos que precisam ser realizados na ordem certa, o que nem sempre pode correr bem.
Se este processo podia afastar muitos utilizadores dos potenciais testes, tudo ficou agora mais simples com o programa Android Beta, que garante a instalação do Android N sem sequer ligar o smartphone ao PC. Tudo chega via OTA e de forma automática.
Claro que para já este programa está limitado apenas a alguns Nexus, os que se sabem ser suportados para já pelo Android N. Se o quer testar, veja como o pode fazer!
Registar o seu dispositivo Nexus
Uma vez que este é um programa da Google, é necessário que o vosso Nexus tenha uma conta deste serviço configurada como a principal.
Comecem então por aceder ao site onde devem fazer o registo no programa e onde serão mostrados os vossos dispositivos que podem ser usados. Para já este programa está aberto para os Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel C e General Mobile 4G (Android One).
Nessa mesma página só precisam de carregar no botão Enroll Device, aceitar as condições e confirmar no final.
O processo fica assim terminado do lado da Google, restando aguardar alguns minutos para que o alerta de actualização chegue ao Nexus.
Homepage: Android Beta Program
Instalar o Android N no seu Nexus
Quando surgir o alerta de novas actualizações do sistema, que no nosso caso demorou menos de um minuto, só precisam de a abrir e indicar que a pretendem transferir.
Este é o passo que demora mais tempo, por ser uma actualização com mais de 1GB. No final dará indicação para reiniciar o smartphone e fazer a instalação do Android N.
Após a instalação do Android N o sistema operativo estará a funcionar normalmente, com todas as suas funcionalidades. Há a somar todas as novidades que vão poder explorar a partir daqui para a frente.
Recordem-se no entanto que esta é a primeira versão de testes e que podem existir algumas falhas e problemas pontuais. A Google não recomenda que esta versão do Android N seja usada em dispositivos de produção.
Há ainda que ter presente que caso pretendam voltar para a versão anterior do Android, a Marshmallow, o smartphone terá de ter os dados completamente eliminados e será reposta a configuração de fábrica.
Se têm um dos Nexus suportados e querem testar esta nova versão do Android, sem recorrer ao ADB e a outras técnicas, que podem ser mais complicadas para quem nunca as realizou, esta é a solução.
Este novo programa da Google vem facilitar a vida a todos os que querem testar estas novas versões e receber de forma rápida e directa todas as novidades e actualizações.