Pplware

Smartphone “às peças” da Google vai suportar SOCs Rockchip

O projecto Ara promete revolucionar o segmento dos smarthones. Na prática a Google pretende criar um “Grayphone”, que consiste num exosqueleto básico de um smartphone que depois pode ser personalizado à medida de cada um. O utilizador poderá, á partida,  integrar os componentes que pretender, como por exemplo, a bateria, processador, ecrã, etc.

Os últimos protótipos apenas tinhas suporte para o CPU Texas Instruments OMAP 4460. Agora os responsáveis pelo projecto Ara anunciaram que brevemente os CPU’s da  Rockchip serão também suportados pelo projecto.

O anuncio foi feito pelos responsáveis do projecto  Ara no Google Plus e dá a conhecer que a equipa está a trabalhar com a chinesa Rockchip com o objectivo de tornar compatíveis alguns CPU’s produzidos pela empresa. O objectivo é criar chips com interface UniPro  (uma tecnologia que permite interligar circuitos integrados em equipamentos móveis) garantindo assim a compatibilidade com o projecto.

O primeiro protótipo com suporte para SoCs Rockchip estará disponível já em 2015. Entretanto a equipa do projecto Ara já informou que irá enviar brevemente enviar brevemente alguns módulos para alguns programadores, já na próxima semana. Se tudo decorrer como planeado, a primeira versão do  Smartphone modular da Google começará a ser vendido dentre de um a dois anos.

Via G+

Exit mobile version