Pplware

Configure a rede eduroam no Android – TMN A1

No sábado passado, anunciamos aqui a disponibilização do Android 2.1 oficial para o TMN A1. Como já referido nesse artigo, esta nova versão vem com muitas novidades e também um novo interface. Hoje destacamos o suporte para a rede eduroam, através do cliente 802.1x que vem por omissão nesta versão 2.1 do Android.

A rede e-U/eduroam é uma infra-estrutura de acesso baseada em tecnologia wireless e com elevados patamares de segurança e destina-se a toda a  comunidade de ensino superior e investigação nacional, nomeadamente, docentes, investigadores e alunos.

Para configurarem a eduroam correctamente de acordo com as configurações da vossa Universidade, devem consultar a documentação disponibilizada normalmente pelo Centro de Informática da mesma, pois há alguns parâmetros que mudam.

Este tutorial foi realizado com base no smartphone A1, com Android 2.1 para a rede eduroam com autenticação 802.1x/PEAP.

Para começar, carregamos na tecla MENU do smartphone e escolhemos Definições

Em seguida escolhemos  “Ligações sem fios e redes

Depois “Definições de Wi-Fi

Depois vamos escolher “Adicionar rede Wi-Fi”. Desta forma conseguimos configurar com os parâmetros correctos da infra-estrutura da eduroam, usado em cada Universidade.

Configuração dos parâmetros da rede eduroam:

Depois de tudo configurado, basta carregar no botão Guardar. Para confirmar se o nosso smartphone se ligou com sucesso, voltamos ao menu “Ligações sem fios e redes” e aí podemos confirmar se o equipamento já se ligou a rede sem fios.

Finalmente fez-se “rede”! Esta era uma funcionalidade que eu reclamava para o meu smartphone. É um processo simples de configuração, no entanto volto a chamar a atenção para confirmarem os parâmetros de configuração usados na vossa Universidade.

Exit mobile version