A gigante das pesquisas Google tem vários projectos de investigação em andamento com o objectivo de oferecer aos utilizadores a mais rápida navegação.
Além dos algoritmos de pesquisa que são extremamente eficientes, a Google está também empenhada no desenvolvimento de um novo protocolo de transporte designado de Quic – Quick UDP Internet Connections.
Ao contrário dos standards actuais da Internet, que assentam em grande parte no protocolo TCP e TLS, o novo protocolo de transporte QUIC consegue reduzir significativamente a latência das comunicações. Na prática, o QUIC recorre à multiplexagem de ligações e faz uso do protocolo UDP, garantindo segurança semelhante quando usados os protocolos TLS/SSL.
De acordo com a Google, o QUIC consegue reduzir bastante o tempo de carregamento de uma página uma vez que exige menos trocas de mensagens entre o servidor e o cliente (overhead).
The standard way to do secure web browsing involves communicating over TCP + TLS, which requires 2 to 3 round trips with a server to establish a secure connection before the browser can request the actual web page. QUIC is designed so that if a client has talked to a given server before, it can can start sending data without any round trips, which makes web pages load faster.
O gráfico seguinte ilustra a diferença entre uma comunicação apenas com TCP, com TCP + TLS e apenas com QUIC. Como podemos ver, o protocolo QUIC simplifica toda a comunicação, sendo assim mais eficiente e rápido.
Destacar ainda que no caso do QUIC o RTT (Round Trip Time – tempo de resposta do servidor) é na ordem dos 0ms.
Actualmente, cerca de 50% de todos os pedidos de conteúdos realizados via Chrome para os servidores da Google já recebem uma resposta via QUIC, o que se traduz em pesquisas mais rápidas. A empresa quer que o QUIC se transforme no futuro, num standard, mas até lá este protocolo que apenas está numa fase experimental deverá sofrer várias melhorias.
Via ZDNet