Pplware

Quer saber se alguém leu um e-mail que enviou? Use o Analytics

Alguma vez enviou um e-mail, ficou à espera de uma resposta do lado de lá e quando fala com a pessoa a quem o enviou ela diz que ainda não viu o e-mail? Já quis ter a certeza que um e-mail importante chegou ao destino e foi ligo, mas não tem forma de o saber?

Estas são duas situações muito comuns para quem utiliza o e-mail como forma de comunicação diariamente. Mas para quem usa o Gmail há até forma de saber em que momento determinado e-mail foi aberto, basta para isso que recorra ao Google Analytics.

De forma simples o processo de verificação de leitura do e-mail que enviou pelo Gmail passa por criar uma imagem que é adicionada ao e-mail e inseri-la no Analytics. O destinatário, ao abrir a mensagem está a descarregar a imagem criada e essa informação é apresentada em tempo real ao Google Analytics.

Todo este processo passa pela utilização dos serviços da Google. Saiba exactamente como deve proceder:

1. No Gmail crie um novo e-mail, que além do texto, pode incluir anexos ou imagens embutidas no corpo do e-mail. Escrita a mensagem, não a envie já! Guarde-a como rascunho.

2. Abra esta folha de cálculo do Google e escolha a opção Iniciar (ou Initialize) na opção que surge no menu Email Tracker. Com este passo estará a autorizar a inclusão da imagem de monitorização no seu e-mail.

3. Uma vez autorizado o script deverá escolher a opção Email Tracker (ou Rascunho) seguido de Send Mail (Enviar E-mail). Seleccione o rascunho do e-mail que quer enviar através da lista de selecção, adicione o seu ID Profile do Analytics e clique em Send (Enviar).

Depois de todo este processo, assim que o e-mail é aberto pelo destinatário, a informação é automaticamente processada pelo seu Google Analytics, podendo aceder a essa informação em Tempo Real -> Eventos .

Caso o destinatário tenha desactivada a opção de descarga de imagens automaticamente este processo não irá funcionar, mas esta é uma opção que lhe pode vir a ser bastante útil no seu dia-a-dia, principalmente naqueles e-mails que considera mais importantes.

Digital Inspirations

Exit mobile version