Pplware

Projecto Vault: O Cartão microSD que torna o Android mais seguro

A segurança dos dados dos utilizadores dos smartphones e de outros dispositivos tem sido um tema que é constantemente abordado e que tem sido motivo de preocupação.

A Google trabalha há anos na procura de uma forma de garantir esse segurança, ao mesmo tempo que garante a simplicidade dos sistemas.

Segundo um projecto que apresentou na I/O esse passo pode estar mais perto de ser dado. O Projecto Vault quer dar a segurança necessária a todos e usa para isso um simples cartão microSD.

Este é mais um excelente projecto do laboratório de pesquisa e investigação da Google, que já nos trouxe alguns projecto bem interessantes.

A equipa que desenvolveu o projecto Vault conseguiu colocar dentro de um cartão microSD algo que se pode comparar a um computador e que dará uma camada de segurança adicional a qualquer dispositivo móvel.

Tem a vantagem de poder ser usado de forma nativa por qualquer dispositivo, não requerendo que os fabricantes adaptem os seus equipamentos ou que incluam novas funcionalidades.

O Vault irá correr um sistema operativo próprio – Real Time Operating System (RTOS) – e independente dos sistemas onde for colocado, com especificações de segurança muito elevadas e garantindo uma protecção extra aos dados dos utilizadores.

Equipado com ferramentas de criptografia com elevados graus de segurança o Vault vai garantir a segurança dos dados e a protecção de toda a informação que o utilizador quiser guardar nesta área protegida.

Mas como o Vault vai ocupar um slot que muitos querem usar como expansão da memória dos seus dispositivos móveis, o Vault em equipado com uma partição de 4GB que poderá ser integrada no sistema onde correr.

Para além destas características o Vault conta ainda com NFC e a capacidade de comunicar com dispositivos vizinhos. Pode ser usado na maioria dos sistemas operativos, como o Android, iOS ou Windows.

Se no caso do Android a integração será nativa, nos restantes necessitará de ter uma aplicação a correr para poder aceder aos dados e interagir com os sistemas.

O Vault será dirigido para as empresas e para a segurança dos dados dos funcionários, mas o seu código e toda a informação será tornada pública para que se possa programar e criar aplicações para fazer uso das suas capacidades.

Ainda está longe de ser tornado público, mas a Google começou já testes reais com 500 dos seus funcionários, o que permite entender que o Vault será um produto bem real e que chegará ao mercado.

Depois do Soli, este é mas um projecto que mostra que a Google e o seu laboratório ATAP têm muito para trazer para o nosso dia-a-dia, garantindo inovação e ideias revolucionárias nas mais diversas áreas da tecnologia.

Exit mobile version