Mesmo sem a presença da sua loja de aplicações na China, a Google domina o mercado de sistemas operativos móveis neste país por uma larga vantagem.
Para reforçar a sua presença neste país, poderemos ver muito em breve a chegada da Play Store aos smartphones Android chineses.
Sendo a China um dos maiores mercados do mundo, torna-se bastante apetecível para as marcas estarem presentes neste país. Embora repleto de restrições e barreiras, várias marcas têm-se sujeitado às políticas do país para conseguirem comercializar os seus produtos. Um desses exemplos é a Apple, que para conseguir vender os seus produtos na China, sujeitou-se a que o governo chinês analisasse o código do seu sistema operativo.
Embora a Apple já tenha conseguido entrar neste mercado, quem domina é a Google com o seu Android a estar presente em mais de 78% dos dispositivos, segundo as estatísticas de julho da Statista. No entanto, embora o seu sistema domine o mercado, a sua loja de aplicações e os seus serviços não estão disponíveis no mercado chinês, estando o mercado de aplicações ocupado por outras lojas chinesas.
No entanto, conforme apresentado numa publicação no Reddit, a Play Store poderá estar perto de chegar à China. Para provar essa teoria, o utilizador que expôs o caso baseou-se numa informação presente no Google Play Console que agora passou a apresentar a China como um dos países disponíveis na zona de “Preço e distribuição”. Além disso, segundo a Grande Firewall da China, o endereço “play.google.com” já está disponível em várias zonas do país.
Caso se confirme, este poderá ser um grande passo para a Play Store que poderá ver os seus resultados com um grande crescimento num curto espaço de tempo. Esta é também uma grande novidade para os programadores que poderão assim ter as suas aplicações disponíveis num dos maiores mercados do mundo.