O carregamento sem-fios é uma funcionalidade que está a popularizar-se, não apenas nos smartphones de topo mas também já em alguns smartphones de entrada de gama.
Mas se o smartphone tem de estar na base de carregamento para carregar, por que não aproveitar isso para algo mais? A Google fê-lo e chamou-lhe Pixel Stand.
No seguimento da apresentação de vários produtos, também houve o lançamento de uma base de carregamento inteligente, que poderá ter passado mais despercebido.
O novo Google Pixel 3 já suporta carregamento Qi (sem-fios) e com isso a Google aproveitou para lançar o seu carregador. Enquanto o Pixel 3 carrega, o Google Assistant está “de serviço”.
O Pixel Stand é um suporte vertical para carregamento, onde o smartphone continua a ser útil enquanto carrega. Esta não é, de todo, a primeira base vertical, mas é a primeira base de carregamento concebida a pensar na continuidade da utilização do smartphone. Assim, funcionalidades como o calendário, mensagens, alarmes, vídeo-chamada e música continuam a estar disponíveis a partir do assistente Google, tornando o smartphone como algo semelhante ao Google Home Hub, um ecrã inteligente para consulta de diversa informação e controlo smart home.
Quando em carregamento, permite servir de moldura digital, com a apresentação de fotos do Google Fotos, o alarme é desencadeado de forma inteligente para permitir um acordar suave, e o smartphone, ao ser colocado na base na hora habitual de dormir, passa automaticamente para o modo Do Not Disturb. Naturalmente que estas funcionalidades fazem parte integrante do Google Pixel 3 / 3 XL e só estão disponíveis quando utilizados em conjunto.
O Pixel Stand tem carregamento rápido, com potência máxima de 10W (portanto, corrente máxima de 2A), e permite também carregar o Pixel 3 na horizontal. É compatível com outros smartphones com carregamento sem-fios Qi e está disponível em pré-compra na loja Google por $79.