A história da Google mistura-se com a própria Internet, acabando por ser quase apenas uma. Este motor de pesquisa é hoje um ícone da Internet e a porta de entrada para muitos que todos os dias a usam repetidamente.
Hoje, no dia do seu 17º aniversário, a Google resolveu colocar um doodle comemorativo, para lembrar a todos os que usam os seus serviços que este é um dia de festa. São 17 anos em que tem estado presente a ajudar os utilizadores com todos os seus serviços.
Na altura em que comemora os seus 17 anos, a Google está a atravessar um período de mudanças e de alterações profundas.
Para além de ter mudado a sua imagem, com novos logótipos e com uma nova imagem, que lançou no início deste mês, a Google está agora também sob o controlo de uma nova organização, a Alphabet, onde um universo de outras empresas também estão presentes.
A data de aniversário da Google tem oscilando ao longo dos anos, mas parece que está agora bem definida. Depois de ter definido o dia 27 de Setembro, em 2006, a data têm-se mantido firme.
Mesmo comemorando a sua origem em 1998, a verdade é que a Google já existia antes, há pelo menos 2 anos. Foi em 1996 que Sergey Brin e Larry E. Page iniciaram a sua caminhada que culminou no Google e no que é hoje a Internet, com a sua ajuda.
A escolha do nome Google aparece associada à expressão “googol”, que é o nome atribuído à representação do número 1 seguido de 100 zeros. Esta escolha pretendia colar a imagem da empresa à imensidão da Web e a tudo o que o motor de pesquisa conseguia alcança e armazenar.
Nestes 17 anos de vida a Google cresceu de uma simples empresa, cujo início foi no quarto do dormitório da Universidade de Stanford, onde alojaram o seu servidor principal, até a uma das maiores companhias que está na Internet.
Muito para além do seu motor de pesquisa, a Google tem hoje uma carteira de serviços e plataformas que vão desde o simples serviço de email até aos telemóveis, computadores e sistemas operativos próprios (ChromeOS e Android).
A sua posição é de destaque e até de controlo em algumas áreas, o que nem sempre é pacifico e que lhe tem valido alguns problemas com as entidades reguladoras.
Para a Google, e atendendo à simplicidade com que anunciou o seu aniversário, com um simples Doodle, este é apenas mais um dia, mas a verdade é que sem o que Sergey Brin e Larry Page criaram há 17 anos atrás a Internet seria hoje algo muito diferente.
Não é apenas o motor de busca, que foi a origem de tudo, mas todos os serviços que a Google foi criando e melhorando e a que temos acesso de forma gratuita, e que sem que muitos o vejam, sustentam muito do que é hoje a World Wide Web
A Google é hoje a Internet e muitos estão perdidos sem a sua presença. É por ali que começam as suas explorações e que definem os caminhos que vão percorrer.
17 anos depois de ter começado, a Google não dá sinais de querer abrandar e periodicamente traz novidades que mantêm os utilizadores junto de si e do que têm para oferecer.
O que seria a Internet sem o Google? Deixem a vossa opinião