Pplware

Opera Mini – Um browser perfeito para smartphones

Os smartphones são equipamentos que nos dias de hoje conseguem substituir em parte as funções de qualquer PC. Consultar e-mails, ver notícias, ver e editar documentos, são operações que qualquer smartphone disponibiliza ao utilizador.

No que se refere ao acesso a Internet, é importante possuir um browser leve e que simplifique a navegação.  Nesse sentido, é hora de conhecer o fantástico Opera Mini que para mim, é simplesmente o melhor no seu segmento.

Como o próprio nome indica, o Opera Mini é um mini browser direcionado para o segmentos dos smartphones. Permite uma navegação bastante simplificada, tem um interface bastante simples e organizado, e disponibiliza ao utilizador um conjunto de funcionalidades bastante interessantes. O browser adapta-se corretamente mediante a posição (horizontal ou vertical) do equipamento.

Como ´”main page” é possível adicionar até 9 sites como favoritos. É disponibilizada também a barra de endereços e um campo de pesquisa associado ao motor de busca Google.

Como os “grandes” browsers, o Opera Mini tem suporte para tabs, sendo desta forma possível ter mais do um site activo. Uma das funcionalidades que diferencia este browser de outros, é o método utilizado para processar a informação (webpages). Basicamente o utilizador solicita uma determinada página, sendo esse pedido redirecionado para grandes servidores, que se encarregam de “formatar” essa informação para os dispositivos móveis (Em termos de custos,  quando usado uma ligação 3G, os valores podem também podem ser diferentes).

Nas opções da aplicação, podemos :

Relativamente às configurações do browser, podemos adaptar determinadas opções de forma a irem ao encontro do nosso tipo de ligação. Por exemplo, se possuirmos uma ligação lenta podemos desligar o carregamento de imagens.

Vejam o Opera Mini em acção

Como instalar o Opera Mini no Android?

Scan QR Code

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

Instalar via Marketplace

Se preferirem, podem procurar no Market por Opera Mini, carregar em install e depois seguir as instruções fornecidas pela aplicação.

Considerações Finais

Além das características/funcionalidades apresentadas, destaco ainda a interação entre o utilizador e o próprio browser. A transição entre janelas é bastante rápida e as funcionalidades de ZOOM (IN/Out), ajudam em sites que ainda não se encontram adaptados para dispositivos móveis. Em termos de resumo, apenas reafirmar que este browser é simplesmente fantástico e muito funcional.

Como se costuma dizer, este browser dá (15 a 0) aos browser que vêm por omissão nos equipamentos.

Exit mobile version