Pplware

Nova IA generativa da Google permite criar música com 100 instrumentos

Nos dias que correm já não é novidade para ninguém que a tecnologia está integrada em vários setores e um deles é a arte criada pelos artistas do mundo da música. E, nesse sentido, a nova IA generativa da Google já permite criar música usando para isso 100 diferentes instrumentos. Vamos conhecer melhor este projeto designado Instrument Playground.


A Inteligência Artificial continua a evoluir a, aos poucos, vai fazendo cada vez mais parte das nossas vidas desde as tarefas mais simples e lúdicas, às mais complexas e profissionais. No mundo da arte, por exemplo, esta tecnologia avançada também já faz o seu papel e os constantes melhoramentos mostram que há muito ainda para aproveitar dos sistemas inteligentes.

Google Instrument Playground: crie músicas com 100 instrumentos

A IA generativa é a tecnologia inteligente que cria conteúdos através de comandos dados pelo utilizador. E se estamos habituados a que esses conteúdos sejam baseados em textos e imagens, agora começamos a ver os primeiros passos deste sistema no mundo da música.

Desta forma, a Google apresentou a sua nova IA generativa designada Instrument Playground, a qual permite compor músicas através da utilização de 100 diferentes instrumentos de todo o mundo e com variadas sonoridades.

O programa permite que os utilizadores criem músicas com Inteligência Artificial, o que resulta em 20 segundos de áudio a partir de texto. Para usar o Google Instrument Playground não necessita ter grandes conhecimentos de música, embora quanto maior for a aprendizagem, melhor será o resultado.

O utilizador pode começar por escrever o nome do instrumento e um adjetivo como “romântico” ou “feliz”, para criar variações sonoras. Pode ainda aproveitar a época natalícia para pesquisar termos como “merry”, entre outros. De seguida, o sistema vai gerar um fragmento de áudio de 20 segundos com base naquilo que foi escrito.

 

Infelizmente, para já o Google Instrument Playground não se encontra disponível para testes no nosso país. Mas pode aceder à página do sistema aqui, o qual se encontra inserido na categoria Arts & Culture da empresa.

Exit mobile version