Já quis enviar um email a alguém que conhece, mas ainda não trocaram endereços de email?
Esta foi a deixa que levou a Google a anunciar o sua nova funcionalidade que pretende associar o serviço de e-mail aos contactos do G+ e que estará disponível dentro de poucos dias.
A Google continua a querer interligar ao máximo os seus vários serviços com o G+. Agora prepara-se para lançar uma nova funcionalidade que, basicamente, permite enviar e-mails através do Gmail a todos os contactos que pertençam à sua rede do G+. De outra forma, para quem tem uma conta Google, deixa de ser necessário andar a trocar e-mails com outros que também a tenham. Basta seguir esses contactos no G+.
Ao começar a introduzir o nome da pessoa para quem pretende enviar o e-mail surgem as sugestões dos vários nomes da lista de contactos do Gmail e, nessa mesma lista, passarão a ser sugeridos também os associados ao Google+.
De modo a proteger a privacidade dos endereços de e-mail, eles apenas são visíveis depois de uma resposta por parte da pessoa contactada.
O problema desta nova funcionalidade é que mesmo as pessoas que estão fora dos círculos poderão entrar em contacto umas com as outras. A Google assegura que estes e-mails não vão para a caixa de entrada, indo para a categoria “Social”, caso esta esteja activa. Porém, esta nova função não está a ser bem recebida por alguns utilizadores, que referem que desta forma se abre mais uma porta para o spam e solicitações indesejadas nas caixas de e-mail pessoais.
Ainda assim, através de novas definições do Gmail é possível definir quem são as pessoas que o podem contactar, basta redefini-las.
Este serviço estará disponível dentro de poucos dias e poderá consultar toda a informação aqui.
Em termos de segurança, como avalia esta nova funcionalidade da Google?