Passamos já a fase do “disse que disse”, do “li em algures”, do “ouvi dizer”. Acabou, é o próprio Sergey Brin que desfaz a duvida e apresenta ao mundo um produto dois-em-um.
Pela boca do “Senhor dos Anéis” ficamos a saber que o Google já lançou uma campanha para programadores. Estes deverão apresentar aplicações que corram sobre o novo Sistema Operativo, o Android, com um incentivo de 10 milhões de dólares em prémios para os melhores projectos.
Se é um dos potenciais candidatos então entre aqui e recolha o seu kit de trabalho.
Aqui estão algumas das mais importantes características da plataforma Android:
- Application framework permitindo reutilização e substituição de componentes
- Máquina Virtual Dalvik optimizada para dispositivos móveis
- Navegador Integrado baseado no código aberto do motor WebKit
- Gráficos optimizados e alimentados por personalizadas bibliotecas gráficas 2D; Gráficos 3D baseado no OpenGL ES 1,0 especificação (aceleração de hardware opcional)
- SQLite estruturado para armazenamento de dados
- Suporte a ficheiros multimédia comum para áudio, vídeo e imagem estática nos formatos (MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG, GIF)
- Dispositivo móvel GSM (dependente de hardware)
- Bluetooth, EDGE, 3G, e WiFi (dependente de hardware)
- Câmara, GPS, bússola, e acelerómetro (dependente de hardware)
- Desenvolvimento ambiente Rich, incluindo um dispositivo emulador, ferramentas de depuração, memória e desempenho de perfis, e um plugin para o Eclipse IDE
Estas são as principais características, na prática vemos um desempenho interessante, ainda em forma embrionário quando comparada a sistemas operativos já batidos no mercado de dispositivos móveis.
Nesta apresentação e seguindo a linha lógica da empresa, leva-me a concluir o que tenho avançado desde há uns anos para cá que o Google será num futuro próximo, um fornecedor mundial de estruturas de localização, tendo como base a sua estrutura Google Earth, Google Maps, Google Traffic e agora com o hardware sobre o seu sistema operativo Android.
Este novo elemento, mais a entrada do Google nas frequência wireless leva-me a pensar num futuro dispositivo extremamente versátil que conjuga a navegação, o divertimento com o Gmail e Gtalk mais a plataforma YouTube, que está a ser testada nos iPhones da Apple. Tudo isto sem esquecer as aplicações Office Web Based by Google.