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Mas como é guiar um carro da Google?

O futuro começa já hoje a ser construído e a mostrar-se. Uma das muitas vertentes que começam a tomar forma é a dos carros sem condutores. Vamos conseguir deslocarmo-nos sem ter de gastar um minuto a conduzir e vamos conseguir ocupar o nosso tempo a realizar tarefas mais úteis e proveitosas.

A Google, sempre atenta ao que é novidade, está também envolvida no desenvolvimento deste tipo de veículos. Tem já em testes vários carros, que passam o seu tempo a circular pelas estradas da Califórnia.

Mas como é conduzir um destes carros? Na verdade a frase anterior é contraditória, pois um veículo desses conduz-se sozinho e sem qualquer necessidade de intervenção humana.

O vídeo que hoje apresentamos mostra como é estar dentro de um desses carros e a forma como ele reage a cada um dos muitos obstáculos que lhe são colocados numa pista de testes.  A forma de condução que o Toyota Prius mostra durante este pequeno teste é bastante agressiva e este responde de forma muito segura.

Todos os equipamentos que integram este carro permitem que seja completamente seguro e que a condução seja quase tão perfeita como se um ser humano estivesse ao volante. O virar do volante é feito com recurso a dois computadores, a aceleração e a travagem recorre aos sistemas drive-by-wire que já fazem parte dos carros mais modernos e o LIDAR, que roda constantemente no topo do carro, permite mapear a estrada e todos os obstáculos que nela se encontram.

A Google continua a desenvolver esta tecnologia e prevê que nos próximos anos esta esteja disponível para todos. Esta irá permitir uma redução de consumos de combustível, de tempo e, principalmente, conseguirá reduzir de forma drástica os acidentes nas estradas.

Esperemos que esta tecnologia esteja ao dispor de todos o mais depressa possível para que possamos usufruir de todas as vantagens que ela traz. Seja através da Google ou de outra qualquer empresa.

Curiosamente um dos carros da Google esteve recentemente envolvido num pequeno acidente de viação, tendo batido na traseira de um outro veículo. Tal como seria de esperar, o carro na altura não estava em modo automático e sim a ser conduzido por um dos elementos da equipa de testes.

Na altura a Google reagiu com um pequeno comunicado, relatando quem estava ao volante:

Safety is our top priority. One of our goals is to prevent fender-benders like this one, which occurred while a person was manually driving the car.

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