Pplware

Mais uma extensão no Google Chrome

Uma das falhas que têm sido apontadas ao Chrome é a falha de extensões que consigam ombrear com as do Firefox e do Opera. Outra falha dita grande é a inexistência de um leitor de RSS.

O dia em que isso deixará de ser um problema aproxima-se a passos largos. Por um lado o suporte de extensões está já nas versões beta  e por outro já é possivel ter RSS no Chrome. Esse suporte ainda não é nativo mas é um passo no sentido certo.

Pois hoje trago-vos a forma de poderem activar a leitura de RSS no vosso Chome.

Lembramos que o suporte a extensões depende de terem instalada uma versão de desenvolvimento do Chrome. Esta “obrigatoriedade” pode afastar alguns utilizadores. Por experiência pessoal ainda não encontrei nada que me fizesse não usar estas versões. Apesar de serem de desenvolvimento apresentam uma estabilidade formidável!

Activar o canal Dev do Chrome

Para activar a utilização dessas versões é tão simples como descarregarem o Google Chrome Channel Changer e escolham a opção Dev. Façam actualizem o vosso Chrome e estão prontos!

Ao contrário do que temos explicado para activar as novas funcionalidades desta vez não é necessário colocar nenhuma flag no arranque da aplicação. Vem já por omissão!

Agora que temos a versão de desenvolvimento instalada e a correr vamos tratar de instalar a extensão. Acedam a este link e gravem o ficheiro que vos é apresentado. No final o Chrome vai querer instalar a extensão. A prova disso é o aparecimento da caixa abaixo.

Depois disso e para provar que a extensão está instalada, ao acederem pela primeira vez a um site que tenha RSS (o Peopleware é um bom exemplo) será apresentada a mensagem abaixo.

Passa então a estar presente no final da Ominibox o ícone representativo da presença de RSS sempre que acederem a um site com essa funcionalidade.

Se clicarem nesse ícone será aberta uma nova página com os feeds desse site e a possibilidade de o registar num dos muitos readers disponíveis na Internet.

Registem esse feed e apreciem mais essa funcionalidade.

Exit mobile version