Pplware

É hora de testar o Chrome OS

O Chrome OS foi ontem anunciado publicamente pela Google e o Peoplware registou o momento através do artigo Chrome OS – Um novo conceito de Sistema Operativo.

Anuncio feito, expectativas altas, agora é tempo de testar o novo SO. Depois de uma espera de 6 meses, a Google finalmente disponibilizou aquele que pode ser o sistema operativo “revolucionário” no mundo das TI.

No entanto, uma vez que o sistema operativo requer hardware especial, segundo informação da google, podemos neste momento recorrer à virtualização usando o  VMWare para testar.

O download pode realizado em duas formas: descarregar o código fonte e compilar (mais específico para programadores de software, ver mais aqui) ou os binários que correm directamente no VMWare ou VirtualBox.

Onde fazer o download?

1 – Download da imagem via torrent (aqui) ou através do site gdgt (build that GDGT has uploaded (necessário registo), link directo aqui).

2 – Download do  VMWare.

3 – Descompactar a imagem, e duplo clique no ficheiro .vmdk

Nota: Aconselhamos a fazerem o download do site gdgt pois foi essa versão que efectuamos download e encontra-se operacional.

Para correr no VMWARE criem uma Máquina Virtual nova e depois substituem o ficheiro .vmdk (que fizeram download).

Actualização a pedido de alguns utilizadores

Como criar a máquina virtual para o ChromeOS

1 – Usei o VMWARE Player 3.0, download aqui

2 – Depois: Create a new Virtual Machine

3- Escolher opção “I will install the operating system later”

4 – Guest operation System – Other ou Linux

5Escolher local nome e para a imagem a criar pelo VMWare

6 – Depois de criada, basta trocar o ficheiro .vmdk criado pelo Vmware pelo ficheiro que ficheiro download. Não esquecer que o ficheiro que fizeram download deve manter o mesmo nome que o criado pelo Vmware

7 – Enjoy 🙂


Licença: OpenSource
Download: GoogleOS torrent [280 MB]
Download: GoogleOS através do site gdgt [333 MB]
Download: VMWare

Exit mobile version