Pplware

Guia – Crie o seu próprio Chromebook

A Google é um dos gigantes tecnológicos que desde muito cedo percebeu que o futuro está no Cloud Computing, e o Chrome OS é uma das vertentes da sua visão. O processo de maturação do novo sistema operativo da Google, embora tenha sido demorado, começou a dar frutos este ano.

As parcerias que a Google conseguiu com alguns OEM e um maior nível de maturidade do jovem sistema operativo, levaram a Samsung e a Acer este ano a comercializar netbooks com o Chrome OS (Chromebook).

Mas se já tiver um netbook, felizmente não precisa de comprar outro para possuir o seu próprio Chromebook. A ideia é usarmos uma máquina que tenhamos parada ou sem o aproveitamente devido e criarmos o nosso próprio Chromebook.

Este guia baseia-se no projecto open source paralelo ao Chrome OS (Chromium OS). Para seguir os seguintes passos precisa de preencher os seguintes pré-requisitos.

Pré-requisitos:

Para instalação do Chromium OS, iremos utilizar as imagens criadas diariamente por Liam McLoughlin (conhecido como Hexxeh) um conhecido hacker de Chromium OS.

Para isso pode escolher entre duas versões (links no final do artigo):

Vanilla

Vanilla – Versão do Chromium OS tal como é disponibilizada pelo projecto open source, sem controladores adicionais. Se tiver componentes no seu netbook intel (processador, placa gráfica, placa wireless), em principio esta versão será a adequada. É aquela que é utilizada como base para este tutorial.

Lime

Lime – Versão do Chromium OS com a adição controladores para suporte estendido de hardware (realizados manualmente por Hexxeeh). Com esta imagem terá suporte para controladores wifi da Broadcom, Realtek e Ralink, bem como como controladores para placas gráficas da NVidia e AMD/ATI.

Qualquer uma das versões é gerada e disponibilizada no site por intermédio de um processo automático numa periodicidade diária. Por isso irá encontrar no site builds de dias diferentes. Pode tentar a última build, e no caso de não conseguir arrancar com essa, tentar uma de uma data mais antiga. No caso da versão vanilla tem acesso além da versão USB, imagens para VMWare e VirtualBox. Para este tutorial apenas precisa de descarregar a versão USB.

Aviso importante: Embora este tutorial lhe permita utilizar o Chomium OS, sem instalar no seu netbook, caso opte pela instalação irá eliminar por completo as partições que tem no disco. Como tal proceda apenas se tiver uma cópia de segurança dos seus dados e caso não queira manter o sistema operativo que tem instalado (Windows ou Linux). Para que não perca eventuais partições de restauro do seu netbook, aconselhamos q que localize as mesmas e faça uma cópia de segurança usando ferramentas de backup de partições como por exemplo esta. De forma resumida, proceda apenas se pretender utilizar o Chromium OS como único sistema no seu netbook.

Passos:

1 – Criar pen usb de arranque no Chromium OS

Introduza a sua pen usb e siga uma das guias seguintes para criação consoante o seu sistema operativo. Este processo irá criar as partições adequadas para o Chromium OS, e como tal irá formatar na totalidade o conteúdo da sua pen usb.

Windows:

Mac OS:

Linux:

dd if=ChromeOS.img of=/dev/sdX bs=4M

…em que X corresponde ao identificador do dispositivo USB utilizado pelo Linux para associar à sua pen usb. Para saber qual o identificador em linux digite:

dmesg usb

Verifique no final do output a designação que aparece em parentes rectos. (por exemplo [sdb]). Neste caso terá que substituir o X por b.

2 – Arranque do Chromium OS e assistente de utilizador

Retire a pen usb do computador onde a criou e introduza-a no netbook destino. Ligue ou reinicie o netbook destino, e pressione a tecla que lhe permite seleccionar o dispositivo de arranque. Geralmente é uma das teclas com a designação F[número] (por exemplo F12). Caso não saiba qual das teclas a pressionar pode ir à BIOS do seu netbook (caso se sinta confortável com este passo) e tentar mudar a ordem dos dispositivos de arranque de modo a colocar os dispositivos usb para arrancar em primeiro lugar.

Se tudo correu bem e depois de a sua pen usb ser seleccionada no arranque, após alguns segundos a seguir ao arranque irá ver a seguinte imagem:

Como nota antes de continuar, a pen usb de arranque do Chromium OS que criou é uma pen no formato “Live”. Isto significa que poderá executar o Chromium OS no seu netbook sem fazer alterações a(os) sistema(s) que nele tem instalado. Aliás, aconselhamos que antes de proceder à instalação final, teste que todos os componentes do seu netbook como placa wireless e placa de som (por exemplo), estejam a funcionar devidamente.

Como se trata precisamente de uma Live USB, depois de o processo de arranque ser concluído, terá que percorrer um conjunto de passos do assistente de configuração de modo a estar pronto a interagir com o Chromium OS. No primeiro, terá que seleccionar o idioma, teclado e uma rede wireless a que se queira ligar.

Quanto terminar de preencher os items neste ecrã carregue em “Continuar”. Posteriormente terá que introduzir o seu nome de utilizador e password de acesso à sua conta da Google, para que o Chromium OS possa fazer a sincronização de todos os seus dados. Estas credenciais de acesso (sobretudo a password da sua conta Google), serão utilizadas no login de acesso ao seu Chromium OS.

Depois de configurar o acesso à Google, poderá escolher o avatar que quer utilizar para identificar o seu utilizador. Caso tenha conta no Google + a sua imagem de perfil será sincronizada. Em alternativa pode utilizar a sua câmara da webcam para tirar um fotografia sua, ou escolher um dos avatares por omissão da Google.

Como passo final, é apresentado um ecrã onde pode aprender a utilizar algumas das principais funcionalidades do seu touchpad. A ideia é a de se familiarizar com a navegação presente ao longo do sistema operativo. Utilize em baixo o ícone do Chrome OS para experimentar todas as funcionalidades que lhe são apresentadas.

Depois de completar este último passo, estará pronto a usar a sua sessão live do Chromium OS, e será convidado a instalar aplicações Webs directamente da loja online da Google.

Poderá instalar qualquer serviço como o YouTube, Gmail, Facebook ou qualquer outro site que esteja representado por uma aplicação web no Chrome Web Store. Depois de seleccionar as aplicações que deseja, o Chromium OS terá um aspecto parecido com o seguinte:

Um pormenor um pouco estranho que a esta altura já se apercebeu, se seguiu passo a passo esta guia, é que para seleccionar tudo tem que carregar no botão esquerdo do touchpad. Não sabemos se é propositado ou um lapso da equipa do Chromium nas builds que tivemos acesso, mas a funcionalidade de tocar no touchpad para clicar vem desactivada.

Felizmente pode activar esta funcionalidade. Carregue sobre o icon em forma de ferramenta do Chromium OS, e seleccione “Definições” do menu. Nas configurações que lhe serão apresentadas vá à secção “Sistema” e clique sobre a opção “Activar toque para clicar”.

A partir de agora terá tudo o que necessita, para aceder aos vários sites que costuma aceder regularmente (sim o flash player já vem incluído) e confira se se adequa aquilo que precisa.

Se quiser apenas testar o Chromium OS, não deverá ir além deste passo.

3 – Instalação do Chromium OS no disco do Netbook

Depois de uma primeira experiência com a Live USB, se decidir substituir o sistema operativo instalado no seu netbook, pode instalar o Chromium OS. Para os utilizadores habituados a utilizar uma distribuição de linux o processo de instalação não é tão gráfico.

Pelo contrário a possibilidade de instalar está até bastante oculta, contudo é bastante fácil instalar:

Como vê na imagem, entre os vários comandos disponíveis, pode instalar o Chromium OS, actualizar uma instalação prévia pela actual disponível na live USB (mantendo as definições), ou mesmo lançar uma sessão de shell e navegar pelo sistema de ficheiros. Como queremos instalar, escreva “install” e pressione Enter.

O sistema de instalação irá avisá-lo que este processo irá apagar todos os dados do seu netbook. Caso se tenha esquecido de fazer backup de algo, esta será a altura de cancelar, porque depois deste passo já não há volta a dar. Se pelo contrário desejar continuar, digite “y” (yes), e carregue em enter.

Para instalar precisará de uma palavra passe. A palavra pré-definida para qualquer build que descarregue do site do Hexxeh é: facepunch

Certifique-se que não retira a pen especialmente quando o processo de instalação começar depois de digitar a palavra passe. No equipamento de testes que utilizámos (um Acer Aspire One da primeira geração), a instalação apenas demorou alguns minutos. Para equipamentos mais recentes não será muito diferente.

Se tudo correr bem, irá no final do processo ser pedido que faça shutdown, retire a pen usb e “cruze os dedos” (caso seja supersticioso)

Saia da consola com o comando exit. No browser do Chromium OS, click no icon com formato da ferramenta e escolha “Terminar Sessão”. Finalmente para encerrar o seu notebook clique na opção “Encerrar” no canto superior direito do ecrã de login do Chromium OS. Depois de encerrar pode retirar a pen do seu Netbook e arrancar para a sua nova instalação.

Depois dos passos anteriores, desfrute da sua nova instalação e veja o Chromium OS a arrancar em apenas alguns segundos. Não se esqueça de instalar a nossa aplicação web na loja online do Chromium OS.


Sistemas Operativos: Chromium OS
Download: Hexxeh Chromium OS (Vanilla Build) [256MB]
Download: Hexxeh Chromium OS (Lime Build) [350MB]

Exit mobile version