Pplware

Google vai mesmo avançar com o seu plano para apagar as contas inativas

A Google já tinha revelado antes que estava a ponderar eliminar as contas dos utilizadores que não eram usadas. Este plano foi agora formalmente confirmado pela gigante das pesquisas, com a publicação de informação sobre como o processo irá acontecer.


Tal como já o fez noutros serviços e momentos, a Google está agora a preparar-se para fazer mais uma limpeza. Desta vez não parece focada em nenhuma área em especial, mas sim nas próprias contas dos utilizadores que estão inativas e sem serem usadas há algum tempo.

A ideia base neste processo é garantir a segurança das contas e dos seus dados associados. Estas contas que estão muito tempo sem acesso podem estar comprometidas e assim ver os seus dados roubados ou até alterados por qualquer atacante que conseguiu o acesso à mesma.

Assim, a Google decidiu que todas as contas que estiverem dois anos sem serem usadas vão ser eliminadas. É essa informação que está agora detalhada pela gigante das pesquisas nas suas páginas de suporte, com todo o detalhe necessário para ajudar os utilizadores.

A meta dos dois anos será aplicada já a partir de 1 de dezembro de 2023. A atividade da Conta do Google é indicada por conta e não por dispositivo. As interações são registadas em qualquer plataforma em que a conta seja usada. Para a manter ativa, basta realizar uma das seguintes ações:

Caso a conta não seja usada neste período, então será marcada como inativa e o utilizador perderá o acesso à mesma. Os utilizadores vão poder recuperar a sua conta depois, seguindo o processo definido pela gigante das pesquisas.

Todos os que estão nesta situação só precisam de se preocupar em aceder à sua conta nos próximos meses. A Google tem como marca o dia 1 de dezembro, momento em que irá começar a marcar as suas contas como inativas.

Exit mobile version