Pplware

Google: usam-se mais smartphones que PCs para pesquisar

É um facto que os smartphones vieram para ficar. Desengane-se quem ousar imaginar que nas próximas décadas deixaremos de usar este dispositivo, porque está tudo a convergir para esta plataforma.

A realidade é de tal forma taxativa que no Google, o volume total de pesquisas mostra que os PCs perderam a liderança, agora pesquisa-se muito mais pelo smartphone!

Segundo um alto executivo da Google, na passada quinta-feira, o volume de pesquisa em smartphones ultrapassou as consultas feitas em desktops, pela primeira vez. Este ponto é muito importante, há uma nova realidade que obriga as empresas de publicidade a repensar a forma como devem servir os conteúdos de publicidade.

Pela primeira vez este Verão, recebemos mais pesquisas vindas de dispositivos móveis que de desktop, e a tendência vai continuar

Disse Amit Singhal, vice presidente da Google

Não querendo entrar em detalhes, o responsável da Google falava na conferência Mobile Code, na Califórnia, referindo que as pesquisas vindas dos dispositivos móveis eram de mais de 100 mil milhões por mês. Este valor, contudo, não inclui tablets, apenas estão referenciado os dispositivos com ecrã abaixo das 6 polegadas.

O smartphone está em todas as conversas sociais

Singhal referiu que os utilizadores não trocaram somente para os smartphones no que toca às pesquisas, os PCs perderam preponderância em muitas outras tarefas diárias e a Google está atenta a estes novos desafios. No mês passado, a Apple permitiu a entrada de um software para iPhone que tem a capacidade de bloquear anúncios exibidos nos navegadores Web, incluindo anúncios de pesquisas do Google. Isso veio trazer receios a players como a Google e Facebook, por exemplo, mas é uma nova realidade.

Esse assunto vai mais longe, a Google não tem certezas quanto ao futuro do seu motor de pesquisa nos iPhones, a posição da Apple neste assunto ainda não é clara.

A Apple é um grande parceiros. Fundamentalmente nós amamos tudo o que fazem. Os utilizadores Apple também adoram a Google

Referiu Amit Singhal.

O volume de publicidade no Google tem crescido à medida que este chega a mais utilizadores dos dispositivos móveis, o número de cliques nos anúncios tem aumentado e a empresa deu um salto de 30% no último trimestre. Apesar de uma erosão geral na sua formação de preços, a empresa referiu que os preços dos anúncios para dispositivos móveis irão continuar a subir, diminuindo a distância com o PC.

O advento dos dispositivos portáteis, tais como smartwatches, também coloca questões a longo prazo sobre como as pessoas irão pesquisar na Web por causa dos ecrãs menores e a falta de teclados. Nesse sentido, o vice-presidente da Google referiu que a empresa tem investido bastante no Google Now porque a pesquisa passará inevitavelmente por esse método, falar para pesquisar.

O smartphone é cada vez mais usado em tempo de praias

Mesmo com um aumento no número de dispositivos Android, de mil milhões para 1,4 mil milhões desde Junho do ano passado, a Google ainda não tem um número total das pesquisas feitas através de todos estes serviços e dispositivos.

A verdade é que a sazonalidade das pesquisas acabou. É um facto que, actualmente, não há uma quebra na utilização da Internet nas férias de Verão, não há o sair do escritório e desligar do mundo virtual, isso acabou. As pessoas estão agora permanentemente ligadas pois o seu smartphone é uma presença constante, em qualquer lugar. O mundo mudou e a Google deu por isso.

Via Financial Times

Exit mobile version