Pplware

Google Tradutor vai receber uma ótima função do Google Lens

Durante a última conferência I/O 2019 as atenções repousaram, também, nos desenvolvimentos e melhorias para o serviço Google Lens. Já a aplicação Google Tradutor acabaria por passar algo despercebido durante o evento, não obstante, receberá agora uma das melhores funções do Lens para smartphones Android.

E se fosse possível apontar a sua câmara para um documento e ter logo a tradução do texto?


Com efeito, esta é uma das possibilidades que pode chegar à aplicação Google Tradutor para smartphones e dispositivos móveis Android. De acordo com a publicação 9to5Google, a versão 5.29 já está a ser distribuída através da Play Store e, já antes disso, a publicação supracitada divulgou todas as novidades.

As melhorias para a aplicação Google Tradutor

Assim que a versão 5.29 chegar aos smartphones Android, teremos melhorias na qualidade da tradução. Além disso, teremos um suporte para mais idiomas, bem como várias outras novidades. Entre estas temos os típicos incrementos de estabilidade, mas também outras melhorias consideráveis.

Foi através a análise do ficheiro APK que todas as melhorias se tornaram evidentes. Desse modo, sabemos já tudo aquilo que mudará com a próxima versão da aplicação, começando pelas capacidades de tradução. Assim sendo, temos um novo modo que utilizará a câmara dos smartphones, tal como o Google Lens.

 

 

Assim que executar a aplicação Google Tradutor no seu dispositivo Android, encontrará um novo modo. Por sua vez, este abrirá a câmara fotográfica e pedir-lhe-á para alinhar o texto com a secção acima representada na imagem. De igual modo, poderá apontar a câmara ao texto, mais uma vez como é ilustrado acima.

A “integração” do Google Lens em smartphones Android

Ainda que não seja per se uma integração plena com o Lens, o Google Tradutor lançará mão de uma das suas funções. O reconhecimento automático de texto através da aplicação, agora dotado das capacidades de tradução da app em questão. Ao mesmo tempo, temos o reconhecimento automático do idioma do texto.

Recordamos que até agora, no Lens, temos que definir previamente o idioma antes da aplicação reconhecer o texto. Contudo, a tecnológica norte-americana quer automatizar este processo, removendo a etapa supracitada. Assim, tudo o que terá de fazer é apontar a câmara para o texto a traduzir.

 

Em seguida a aplicação pedir-lhe-á para selecionar manualmente (tocar) no texto que deverá ser traduzido e reconhecido. Posto isto, o processo será automático, tendo sido detetado na app para smartphones Android, mas poderá também chegar ao iOS, com a tónica a recair na automatização de todo o processo.

Por fim, continuaremos a ter a opção de fazer um scan de texto dentro da aplicação Google Tradutor. A esta, junta-se assim a possibilidade de efetuar uma tradução mais automatizada. Algo que também estará presente na aplicação Lens, através dos novos filtros demonstrados na I/O 2019.

As novidades estão agora a ser distribuídas de forma gradual e faseada para todos os dispositivos compatíveis.

Google Tradutor

Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito


Exit mobile version