No dia em que se assinalam os 26 anos do aparecimento da Internet a Google revela como protege os utilizadores de sites tidos como perigosos.
A tecnologia de navegação segura da Google exibe diariamente aos utilizadores mais de 5 milhões de avisos referentes a todo tipo de sites maliciosos ou software indesejável e detecta mensalmente mais de 50.000 sites de software malicioso e mais de 90.000 sites de phishing.
Ao longo dos anos esta tecnologia lançada há 8 anos tem evoluído também. As alterações mais recentes incluem por exemplo:
- API de Navegação Segura: Disponibilização gratuita de informação da Navegação Segura para os programadores. Desde esta semana foi acrescentada informação acerca dos sites que alojam software indesejado permitindo aos programadores protegerem ainda melhor os seus utilizadores.
- Chrome: Antes das pessoas visitarem um site que proporciona software indesejável ou de tentarem descarregar, é mostrado um aviso.
- Google Analytics: Recentemente foram integradas notificações de Navegação Segura no Google Analytics para que os proprietários dos sites possam rapidamente proteger os seus utilizadores caso existam alguns problemas nos seus sites. .
- Anúncios: Recentemente, a Google começou a identificar anúncios que pretendem atingir pessoas com software indesejável.
Mais informação sobre como estes sites perigosos que são detectados por esta tecnologia e dados sobre os diversos países disponíveis no nosso Relatório de Transparência sobre a segurança da Internet.