…por preferir a Microsoft.
Segundo noticias trazidas a público ontem, a gigante Google resolveu levar a tribunal o governo Norte-Americano, em concreto o Departamento do Interior (DOI), por ter preferência pela Microsoft e pelos seus produtos. Esta acção vem no seguimento de um concurso público apresentado por esta entidade, para a prestação do serviço de email durante cinco anos e para um total de mais de 88 mil contas. Segundo o DOI este serviço deveria fazer parte do “Microsoft Business Productivity Online Suite”.
A Google prontamente respondeu e justificou que o seu serviço Apps corresponde na íntegra ao que era proposto. Após uma resposta negativa do DOI à sua proposta a Google entendeu que esta é “sem qualquer dúvida restritiva da concorrência” e resolveu interpor uma acção em tribunal.
Numa das primeiras reuniões que tiveram lugar entre a Google e o DOI foram apresentados diversos argumentos de parte a parte, sendo que o DOI argumentou que a Microsoft tem um serviço unificado/consolidado e com segurança elevada. A Google prontamente respondeu com provas de menor qualidade dos serviços prestados pelo seu concorrente, nomeadamente os tempos de quebra de serviço que este serviço tem tido.
A Google, quando da publicação deste pedido de concurso público, contestou logo a sua validade pelas razões já apresentadas, mas o U.S. Government Accountability Office declarou que as intenções da Google de impugnar este concurso não eram válidas e que nem a empresa o podia fazer pois não tinha qualquer contracto de prestação de serviços com o Governo Norte-Americano, o que a excluía logo da possibilidade de entrar no concurso.
Caso tenham interesse particular no processo, este encontra-se disponível abaixo:
A Google, num comunicado emitido, indicou que sempre se colocou ao lado de uma competição aberta, na Internet e no sector das tecnologias. Esta será uma forma de poupar milhões de dólares aos contribuintes americanos e que espera que o Departamento do Interior autorize uma competição verdadeira na escolha dos seus fornecedores de serviço.
Google is a proponent of open competition on the Internet and in the technology sector in general. Here, a fair and open process could save US taxpayers tens of millions of dollars and result in better services. We’re asking the Department of Interior to allow for a true competition when selecting its technology providers.
Vai ser um processo interessante de acompanhar pois o Governo dos Estados Unidos a América, que se pauta pela liberdade a todos os níveis, terá de abrir o leque de proponentes e terá de escolher o melhor serviço. Mais uma batalha entre dois gigantes e desta vez com um moderador de peso?