Pplware

Google vai anunciar plataforma de streaming de jogos, fazendo frente à Xbox e PlayStation

A próxima edição da Games Developer Conference (GDC) terá lugar entre os dias 18 a 22 de março de 2019 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos da América. Entretanto, a Google já confirmou a sua presença neste evento dedicado aos jogos e, de acordo com os rumores, ficaremos a conhecer a sua plataforma de streaming. Será, para todos os efeitos, uma nova alternativa aos serviços da PlayStation e da Xbox.

Os rumores não são recentes, mas agora a Google estará finalmente pronta para anunciar o Project Stream.


Todos os sinais apontam nesse sentido. Já em 2018 a tecnológica de Mountain View testou uma versão de demonstração, em parceria com a Ubisoft que resultou na disponibilização do jogo Assassin’s Creed Odissey, o mais recente título nesta saga. Agora, a gigante tecnológica estará pronta para anunciar o produto final.

Project Stream, a plataforma de streaming da Google

Para inteirar o leitor, esta plataforma, concorrente aos serviços da Xbox e da PlayStation, afigura-se já bastante promissora. Aqui de acordo com a publicação ExtremeTecha plataforma de streaming funciona a partir de um browser ou navegador como o Google Chrome.

Isto significa que todo o processamento, toda a renderização do jogo é feita num servidor remoto, sendo o jogo “entregue” ao computador do jogador através da sua plataforma de streaming. Por outras palavras, a Google fará o trabalho duro de processar o jogo, utilizando para tal as suas máquinas. Ao passo que o jogador terá apenas que desfrutar do mesmo.

Quais as potencialidades do Project Stream da Google?

Tudo o que terá de ter (além de uma ligação à Internet), é um browser como o Google Chrome. Assim, para jogadores casuais isto pode ser uma solução perfeita. Nesse sentido, a tecnológica apontou que graças à sua tecnologia de compressão de vídeo, era possível jogar com ligações de até 5 Mbps e uma latência de 40 ms. Em suma, será possível jogar os melhores títulos, até mesmo se não tiver a melhor ligação à rede.

Já numa nota estritamente pessoal, revejo-me aqui como potencial utilizador dos seus serviços ao ter como computador principal um iMac. Longe de ser uma máquina de jogo, confesso que gostaria bastante de experimentar alguns títulos. Além do mais, não disponho de uma PlayStation ou Xbox. Estando assim as minhas opções seriamente limitadas.

O evento da Google na GDC está assim marcado para o dia 19 de março. Aí, deveremos ficar a conhecer oficialmente esta plataforma de streaming para jogos. Algo que poderá disponibilizar todo um novo mundo de diversão a quem não tem, ou não quer investir em hardware dedicado. Por outras palavras, para quem não tem uma consola como a PlayStation, a Xbox ou um PC gamer.

A alternativa à Xbox ou PlayStation?

Caso a sua implementação seja eficaz e os seus preços adequados, então sim. Podemos ter aqui uma boa alternativa às plataformas convencionais. Resta assim conhecer os pormenores dos seus planos de subscrição ou assinatura mensal.

Este ponto é reforçado também pela publicação do 9to5Google. De acordo com o seu relato, segundo fontes próximas do projeto, estará tudo pronto para a sua apresentação. Após meses de testes, a tecnológica norte-americana prepara-se agora para nos dar a conhecer esta plataforma. Será toda uma nova forma de jogar.

Durante esta fase o serviço foi testado em computadores com Windows, Mac, Linux, bem como Chrome OS. O requisito mínimo aqui sendo uma ligação de 25 Mbps à internet e claro, controladores adequados. Assim, para o modo multijogador já será necessária uma ligação mais robusta.

Ainda assim, de acordo com as fontes supracitadas a Google poderá também estar a investir em hardware próprio,  quiçá uma consola própria. Por fim, importa deixar bem claro que o Project Stream não é uma consola (física). Ainda que esta se possa vir a materializar futuramente.

Estão prontos para conhecer a Netflix dos jogos?
Exit mobile version