A Google criou recentemente uma ferramenta para verificar se as suas passwords foram comprometidas, o Password Checkup. Inicialmente disponível apenas como extensão no Chrome, chega agora ao gestor de passwords da gigante tecnológica.
Assim, a sua utilização fica mais simples e acessível a um maior número de utilizadores.
A segurança dos utilizadores passa muitas vezes pela robustez da sua password. É com esta que protege o acesso não autorizado aos seus dados e que os assim mantém longe de quem não deve.
Já vários serviços conseguem ajudar os utilizadores e alertar quando as suas passwords são roubadas. A maioria usa principalmente serviços como o Have I Been Pwned para esta avaliação e para a descoberta dos roubos. Estes serviços são constantemente atualizados e são seguros.
A Google já proporciona igualmente este serviço…
Desde os primeiros meses do ano que a gigante tecnológica disponibilizou uma ferramenta idêntica. Inicialmente disponível apenas como extensão no Chrome, recentemente passou a estar incorporada no próprio browser.
Não obstante, a Google irá agora disponibilizar o Password Checkup no próprio gestor de passwords da conta Google. A gigante tecnológica dá assim mais um passo no sentido de trazer esta sua funcionalidade ao maior número de utilizadores possível.
Com a chegada ao gestor de password da Google, o Password Checkup ganhou novas funcionalidades! Para além de verificar se as palavras-passe foram comprometidas, irá também indicar se estas estão a ser reutilizadas em demasiados sites. Assim, caso alguma delas fique comprometida, a segurança de acesso aos seus serviços fica menos exposta.
Como funcionalidade adicional, o gestor de passwords irá informar se está a usar palavras-passe demasiado simples e fáceis de quebrar. Contudo, esta capacidade está presente já um pouco por toda a Internet.
A Google está bastante empenhada em garantir que os seus utilizadores estão seguros ao navegar na Internet. Depois de ter adicionado esta ferramenta ao Chrome, chega agora ao seu gestor de passwords. Para além de garantir mais segurança na escolha das passwords, os utilizadores serão prontamente notificados quando estas estiverem em risco.