Pplware

Google pagou 2 milhões por falhas de segurança em 2015

Desde 2010 que a Google tem o programa Security Rewards que se destina a recompensar todos os investigadores que descobrem falhas nos seus serviços e sistemas.

Com os problemas de segurança cada vez mais presentes, o ano de 2015 levou a que a empresa pagasse 2 milhões de dólares em prémios por falhas descobertas.

O sucesso do programa Security Rewards tem permitido à empresa garantir uma maior segurança dos seus serviços e sistemas, recompensado por isso os investigadores que descobrem as suas falhas.

Desde que foi lançado em 2010, já foram atribuídos 6 milhões de dólares para premiar essas descobertas e todos os anos alarga a novas áreas no sentido de aumentar ainda mais a segurança.

A segurança do universo Android

O Android chegou no ano passado ao programa Security Rewards, alargando assim a sua abrangência e também a segurança do próprio sistema operativo móvel.

A sua presença e as bem conhecidas falhas de segurança descobertas, levaram a que o valor pago aumentasse e só à sua conta a Google desembolsasse 200 mil dólares para os investigadores de segurança.

O retorno destes investigadores é grande e um deles, que não foi identificado, conseguiu arrecadar a quantia de 37.500 dólares pelas suas descobertas.

Os números de 2015 da Google

Como já foi referido antes, o ano de 2015 foi rico em prémios atribuídos pela Google referentes à descoberta de falhas de segurança. Ao todo foram 750 os prémios atribuídos a 300 investigadores.

O investigador mais activo foi Tomasz Bojarski, que sozinho reportou 70 falhas, entre elas uma no próprio formulário de submissão de vulnerabilidades deste programa.

A somar a todos estes prémios a Google pagou também 6.006 dólares, cerca de 5,5 mil euros, a Sanmay Ved que conseguiu comprar o domínio google.com e tê-lo na sua posse durante alguns minutos.

Este programa vai continuar em 2016, tendo até sido alargado, com a atribuição de um milhão de dólares para investigações de segurança no Google Drive.

Exit mobile version