Pplware

Google Noto… o primeiro tipo de letra universal

A Google e a Monotype uniram o universo num único tipo de letra, o Noto. Pode parecer insignificante, mas nunca uma fonte havia sido desenvolvida com a capacidade de suportar todas as línguas do mundo.

Esta fonte é uma belíssima tipografia, suporta mais de 100 sistemas de escrita, mais de 800 línguas e 110 000 caracteres. Venha conhecer e descarregar para o seu computador esta nova fonte.

Que o mundo é uma aldeia global, isso já todos sabíamos, contudo há muitas formas usadas pelos povos ao redor do planeta para se exprimirem. Há muitos idiomas, dialetos, línguas e tipos de letra. Além disso, os antepassados da nossa civilização produziram igualmente caracteres, mas essa escrita foi-se perdendo com o tempo.

 

“No more tofu”

Antes de passarmos para o desenvolvimento do trabalho elaborado, é importante perceber o conceito por detrás deste novo tipo de letra.

Muitas vezes já nos deparámos com palavras que não têm caracteres atribuídos, tipos de letra que não conhecem o “c” cedilhado ou outro caracter que não é usado na língua de quem criou o tipo de letra. O caso é mais gritante nos idiomas menos populares onde, dificilmente, há uma escolha vasta de tipos de letra que suportem caracteres muito específicos. Então acontece isto:

Este exemplo básico mostra um “defeito” que foi apelidado de tɔˈfu. Exactamente, “tofu” é um alimento preparado com leite de soja prensado, reduzido a uma pasta e com consistência semelhante à do queijo (muito comum na culinária asiática e, no ocidente, na alimentação vegetariana); uma espécie de queijo de soja. Esta palavra aparecia sempre com os tais rectângulos brancos, pois os tipos de letra não estavam preparados para estes caracteres. Assim, o “no tofu” deu origem ao nome do tipo de letra universal “NOTO”.

O Google Noto passa a ser um tipo de letra universal que serve qualquer povo no mundo, podemos usar no nosso alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, como com no alfabeto hebraico‎, ugarítico, armênio, e muitos… muitos mais. Este tipo de letra foi concebido para suportar tudo, desde as línguas já desaparecidas, a todas as faladas e mesmo aos modernos emojis. Uma ligação intemporal, sem barreiras que une o mundo sem que se perca uma letra seja ela chinesa, árabe ou ภาษาไทย.

Para cumprir a exigência da Google, a empresa Monotype teve a necessidade de desenvolver uma família tipográfica que pudesse cobrir as mais de 800 línguas incluídas no padrão Unicode Consortium.

Este esforço gigantesco traduziu-se num trabalho de design harmonioso, que desenvolveu um número sem precedentes de roteiros, incluindo vários sistemas de escrita raros que nunca haviam sido digitalizados.

Foi um projecto assustadoramente fenomenal. Olhando para trás, estou surpreso comigo mesmo de como ambiciosos nós fomos.”

Referiu Bob Jung, especialista em internacionalização da Google.

A Google tinha uma meta de criar as fontes para Android e o Chrome OS, tornando-os mais acessíveis, contudo, com o desenvolvimento do projecto, esta também teve em conta manter a informação viva. Isto porque algumas línguas menos usadas, outras puramente académicas ou até já mortas, necessitavam de ser preservadas.

 

Noto é open source

A Google investiu muitas horas, recursos e muito dinheiro na produção deste tipo de letra universal, mas sempre com a filosofia de projecto de código aberto. O projecto envolveu contactos com designers e linguistas – incluíndo o conceituado tipógrafo Steve Matteson que é o responsável por fontes como a Open Sans – para aperfeiçoar cada forma de letra existente no mundo.

Foi um trabalho excepcional que consumiu à gigante norte-americana cinco longos anos, até atingir o estado actual. Foram necessárias muitas pesquisas, investigações em documentos nunca antes estudados do ponto de vista estrutural da letra que os compunham. A parceria com especialistas culturais permitiu investigar as nuances de cada estilo e incorpor feedback direto das comunidades, usando um script.

Há alguns caracteres que só poderá ver nas pedras. Se não os passar para a web, com o passar dos anos essas pedras tornam-se areia e nunca mais será possível recuperar esses desenhos ou esses escritos.

 

O resultado: uma linguagem digital para todos

Além do papel cultural que é descobrir tipos de letra, Noto é uma poderosa ferramenta digital, alimentando o texto mostrado nos dispositivos Android e Chrome e abrangendo uma enorme quantidade de estilos. Esta tipografia suporta símbolos, emotions e anotações musicais.

O Noto está disponível a partir do website de fontes da Google e poderá ser descarregado para o seu computador num pacote zipado (472 MB) completo ou por alfabeto que queira adicionar em especial à sua colecção de fontes.

Exit mobile version