Os últimos dias têm sido bastante agitados no que toca a rumores sobre este dispositivo e ainda ninguém sabe com certeza quando, como e porquê é que a Google vai lançar o seu próprio Smartphone e que, ao que parece, não obrigará a contratos com operadoras.
Mas antes de começar a especular, vamos começar pelo início.
Desde os tempos primórdios do Android que se falava em Google Phone, algo que nunca chegou a acontecer. Tivemos o G1, primeiro dispositivo a utilizar a plataforma Android, produzido pela HTC, mas, para além do software nunca houve nenhum Google Phone, até agora.
Não sei precisar a data certa, mas em meados de Novembro ou inícios de Dezembro, alguns empregados do Google receberam um telemóvel chamado Nexus One.
Este Nexus One é fabricado pela HTC mas ao contrário dos outros Androids, este não tem nada a ver com a marca. Tem sim a palavra Google escrita na caixa e “HTC Innovation” apenas na bateria.
Em relação a comprimentos, é aproximadamente do mesmo comprimento que o Iphone, apesar de ter um ecrã ligeiramente maior. Tem quase metade da espessura do primeiro Android, o G1, mas também não tem teclado físico.
Possui 4 botões de atalho em baixo do ecrã e mais abaixo uma trackball.
Especificações técnicas
No site Engadget podemos ver muitas especificações, não sei até que ponto serão todas verdade, mas aqui ficam:
Podemos ver que estamos perante uma boa máquina, com processador de alto nível e uma câmara de 5 megapixeis, o habitual para este tipo de Smartphones. Nestas imagens diz que o Nexus One vem equipado com Android 2.0 embora eu ache (e já li em alguns sites) que esta é a versão 2.1. Como podemos ver o Google não brincou e trouxe-nos uma máquina topo de gama.
Curiosidade
Aqui está o boot do Nexus One
E aqui a imagem das cores do boot do Windows Mobile 6.5
As semelhanças são bem visíveis não acham?
Acessórios
É verdade. Ainda nem saiu e já se estão a fabricar acessórios. Ao que parece a marca Seidio deixou-se de rodeios sobre este “misterioso” telemóvel e publicou no seu site que vai lançar acessórios para o Nexus One ou “ultimate Android Phone”. É um bom sinal o apoio que o Nexus One já está a receber, e ainda nem saiu! Já existe também na FCC(órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos) um Bluetooth car kit para o Nexus One, em que o Trade name do dispositivo é “Google Phone”.
Apoio
Como o grande G ainda não reina nas telecomunicações, precisa de apoio. E tem o apoio da T-Mobile, que num comunicado interno diz que apoia o lançamento do novo dispositivo Android para Janeiro. A T-Mobile falar em Janeiro só me traz uma data à cabeça…
A data – 5 de Janeiro
Esta pode ser a data. Pode porque não há certezas ainda, e além disso o Google não avança nada. Uma conferência para supostamente, festejar o lançamento do primeiro Android no mercado.
Reparem no topo. Conhecem aqueles risco e aquelas cores de algum lado? Exactamente, boot do Nexus One.
Vamos ver o que acontece. Fiquem ligados porque algo se vai passar e já todos sabemos do que se vai falar, mas queremos mais respostas. E rápido!