Pplware

Google não paga a developers Europeus das vendas de Fevereiro!

O Google Market, recentemente rebranded para Google Play, é a casa de muitas aplicações pagas e gratuitas para os milhões de utilizadores. De certo modo são as aplicações pagas que fazem mexer o mercado e que trazem lucros para a Google conseguir investir e melhorar este seu serviço. Algo se passou e a Google não pagou a muitos developers Europeus das vendas de Fevereiro causando reacções um pouco por todo o mundo.

Para um developer poder vender aplicações no Market tem que ter uma conta Google e pagar cerca de 20 euros para entrar como developer no mercado. Temos então duas opções: publicar aplicações grátis ou pagas. Para as grátis não há muito mais a fazer senão preencher uns pequenos forms com informações da app, um banner (opcional) de publicidade e estamos praticamente prontos para lança-la ao mundo.

Agora para vendermos uma aplicação há outros passos a dar como por exemplo ligar a nossa conta do banco à conta Google para no fim do mês recebermos o ordenado relativo às vendas mensais. A Google fica com 30% de todas as nossas vendas portanto uma grande fatia do que facturamos vai para eles. Então ao dia dois de cada mês se tivermos mais de 1 euro na nossa conta a Google transfere esse dinheiro para a nossa conta bancária. Até aqui tudo bem. O problema é quando o sistema falha.

Começaram então a surgir algumas queixas no fórum da Google que os pagamentos relativos ao mês de Fevereiro não foram efectuados…assim à primeira vista não parece nada uma coisa vinda da Google, mas depois de se perder algum tempo a ler as queixas dos developers o caso muda de figura.

Primeiro que tudo um serviço de apoio a developers não existe e não há forma de se obter uma interacção developer e um elemento da Google, seja por email ou por telefonema. Muitos dos formulários que estão disponíveis não levam a lado nenhum e grande parte deles não foram respondidos pela Google levando muitos developers à beira da exaustão e mesmo as poucas respostas que receberam foram muito pouco encorajadoras:

Thank you for your email. I’ve forwarded your query to a Specialist to look in to. Please rest assured that we’ll respond with additional information as soon as we have more to share with you. Thanks for your patience in the meantime

Isto é simplesmente inaceitável por parte daquela que é uma das líderes mundiais no seu segmento. Não há um comunicado oficial, não há uma satisfação, não há um email pessoal a cada um dos developers lesados a explicar o situação… Nem há forma de contactar a Google directamente. Sendo os programadores o motor do Android será que isto é forma de serem tratados? Estamos a dia 16 e ainda nem uma palavra acerca dos pagamentos. A única mensagem oficial da Google sobre este assunto foi, de novo, muito fraca e muito pouco esclarecedora:

Thank you for your email. I’ve forwarded your query to a Specialist to look in to. Please rest assured that we’ll respond with additional information as soon as we have more to share with you. Thanks for your patience in the meantime

Com o problema da fragmentação do Android, que na minha opinião cresceu ainda mais com a saída oficial do Ice Cream Sandwich, será que este problema vai fragmentar ainda mais o mercado financeiro das aplicações para Android? Esperemos que não e que a Google resolva o problema o mais depressa possível para bem da sua credibilidade e dos programadores que tanto trabalham para ganharem o seu ordenado mensal.

UPDATE

Entretanto entre a escrita do artigo e a sua publicação a Google já enviou este email para os developers afectados:

Hello,

Thank you for using Google Play.

Our records indicate that you have processed sales through Google Play and you have not received payment from Google Checkout for these sales yet.

Please rest assured that we are aware of this issue and have worked to resolve it. Your payout has been initiated on 15 March 2012. However, your bank may take up to three additional business days to register the payout in your bank account.

We apologize for any inconvenience you may have experienced and appreciate your understanding. Feel free to respond to this email if you have any additional questions.

Sincerely,

The Google Play Team

Não deixa de ser uma situação muito negativa para a imagem da empresa que não só demorou quase duas semanas para resolver, como até agora nenhum ou quase nenhum contacto ou informação foi dada aos programadores em questão

Exit mobile version