O Google Maps passa a apresentar informações sobre a lotação de transportes públicos na sua app para Android e iOS. Com o intuito de facilitar a nossa mobilidade e o fomentar a utilização destes meios de transporte, a tecnológica dá-nos assim mais ferramentas. Novidades já a ser distribuídas.
Ao propósito, a tecnológica de Mountain View deu a conhecer as novidades através do seu blog.
Após um habitual período de testes, com sucintas questões relativas à lotação dos transportes públicos, a implementação está agora completa. Assim sendo, começará a ver novos gráficos, variando de cor entre o verde ao vermelho, que lhe indicarão a taxa de ocupação média de um determinado meio de transporte.
Os transportes públicos em destaque no Google Maps
Com efeito, temos em primeiro lugar a informação, em tempo real, da lotação dos autocarros, comboios e metro. A partir daí, o utilizador pode consultar de forma rápida e conveniente, se qualquer um destes meios está a sofrer algum atraso. Além disso, pode também inteirar-se da taxa de ocupação atual.
Ainda de acordo com a Google, esta implementação quer fomentar o uso destes transportes. Veja-se, ao propósito, a descrição dos mesmos na sua publicação. Justamente apelidados de “uma das melhores formas de se movimentar pela cidade”. De igual modo, a relação preço / qualidade deste meio recebe também um elogio.
https://twitter.com/googlemaps/status/1144354744384839682
A partir de agora, em cerca de 200 cidades espalhadas pelo globo, teremos um novo guia. Será através da app para Android e iOS que poderemos tirar proveito deste acompanhamento em tempo real. Assim, teremos mais informações para que seja possível fazer uma escolha ponderada e informada, todos os dias.
Em distribuição na app para Android e iOS
“Não há nada mais desconfortável que estar compactado como uma lata de sardinhas num comboio quente e repleto de suor”. Assim o coloca a publicação da Google, referindo-se ao drama que por vezes se desenrola, diariamente, nos transportes públicos. Assim, as novidades pretendem ajudar a resolver isso mesmo.
Na prática, o utilizador saberá o quão lotado está um determinado comboio, autocarro, ou metro. A partir daí, poderá decidir se arrisca, ou se espera pelo próximo transporte. Em suma, teremos um “barómetro” no nosso bolso, mais concretamente nos nossos dispositivos móveis Android e iOS.
Portanto, será possível ver com precisão as áreas de congestionamento, logo no mapa. A partir daí, o utilizador também poderá ajustar o seu percurso para evitar esses pontos. Já, em segundo lugar, temos novas previsões para potenciais aglomerações de pessoas nos transportes públicos, um dado probabilístico.
Para tal, o Google Maps avalia os históricos de viagens, colhendo várias métricas para compilar as suas previsões. De igual modo, a Google afirma ter analisado vários relatórios e formulários submetidos pelos utilizadores entre os meses de outubro de 2018 e junho de 2019 para este efeito.
Em suma, está a chegar ao seu Google Maps, através da aplicação para Android e iOS, mais um leque de funcionalidades. Agora, particularmente úteis para quem utiliza diariamente os transportes públicos.