A Google é uma das empresas mais influentes na Internet. Para além de todo o seu poder económico, controla o acesso à informação de milhões de utilizadores. É ela que encaminha os utilizadores para onde quer.
Era esperado que fosse isenta, apesar de ter todo o poder em mãos. O que agora se descobriu pode chocar alguns, mas a verdade é que a Google pode mesmo estar a alterar os resultados das pesquisas que apresenta
Uma das mais influentes empresas da Internet
Há muito que existem desconfianças de que a Google manipula os resultados das suas pesquisas. Para muitos eram principalmente apenas teorias e, na verdade, nunca nada foi provado ou sequer confirmado. Usamos este serviço e acreditamos que é isento.
Uma investigação do The Wall Street Journal veio agora mostrar uma outra potencial realidade. Segundo esta publicação, a Google está mesmo a fazer essa manipulação de informação, de forma discreta e sempre para proveito próprio.
A Google faz manipulação de resultados?
Esta informação publicada resultou de mais de 100 entrevistas e de testes realizados pelo jornal. Aí provou-se que a Google protege e promove mais as grandes empresas, muitas vezes suas anunciantes. Os negócios mais pequenos são relegados para segundo plano.
Outra prova está desta ação está no auto-complete. Este pode conduzir os utilizadores para temas que sejam mais do interesse da empresa. Basta a apresentação de temas mais favoráveis para que estes sejam seguidos por quem pesquisa.
Podemos confiar nos resultados das pesquisas?
Com constantes alterações aos seus algoritmos, fica igualmente simples manter alguns sites fora dos resultados das pesquisas. Estes escapam aos controlo e são muitas vezes manipulados pelos engenheiros da Google, para assim parecerem legítimos.
Claro que a Google já reagiu a esta investigação e nega veementemente esta posição e reforça as suas regras, que são públicas. Esta não é diferente de outras situações, sempre com os mesmos resultados. A verdade é que as investigações têm surgido e os resultados, e as conclusões, são sempre iguais.