… e pode usá-lo a partir de agora!
A Google, mais uma vez, fez uma mudança radical na aplicação Market para smartphones, também conhecida por “Vending”.
A interface é agora mais organizada e user friendly, permitindo descobrir novas aplicações mais facilmente e de forma mais rápida. O conceito é agora mais abrangente albergando também com aluguer de vídeos e compra de livros mas isto… para já só nos EUA.
Dê uma espreitadela e instale a nova aplicação Market.
A nova forma de funcionamento deste Android Market no smartphone vai de encontro ao já conhecido na sua plataforma Web que, frequentemente, também continua a ganhar novas características e funcionalidades. A sua alteração mais recente pode ser vista detalhadamente neste artigo do blog da Google.
Foram introduzidas categorias como o Top de várias secções como mais recentes, mais relevantes, mais descarregadas, entre outros, e tudo já com o look&feel da aplicação Market existente no Honeycomb.
Já haviam rumores, desde há algumas semanas, acerca da implementação da funcionalidade de aluguer de vídeos. Além da disponibilização de uma aplicação de reprodução de vídeo dedicada ao serviço, será também agora possível alugá-los ou fazer o download para assistir desligado da rede, em modo offline.
Tudo é bastante semelhante ao já conhecido no serviço Google Music beta e, tão semelhante que é, que infelizmente também está apenas disponível para residentes nos EUA, para já. A “ideia” da restrição de acesso pode não ser má, alguém tem de ser “cobaia” na utilização de um serviço “beta”, mas as “betas” da Google costumam ser tão boas que dão vontade de as usar incondicionalmente… como o caso do Music.
O serviço de compra de livros, já disponível no serviço Web, estará também disponível nas mesmas condições que o serviço de vídeos. Tudo estará associado à conta Google e disponível em qualquer dispositivo desde computador, tablet ou smartphone, à boa moda da óptima sincronização da Google.
Está previsto que a actualização da aplicação Market ocorra automaticamente em todos os telefones com o Android 2.2 ou superior. Se não quer esperar pela actualização automática, sinta-se à vontade para instalar o .apk que disponibilizamos abaixo.
Que acha da nova interface? Melhorou significativamente?