Pplware

Google já avalia aplicações antes de as publicar na Play Store

Uma vantagem que todos os programadores concordam que a loja de aplicações móveis da Google tem, face à concorrência é a rapidez com que a publicação acontece.

Esta velocidade é sinónimo de não ser avaliada pela Google, realizando-se este processo posteriormente e em caso de queixas de utilizadores.

Mas a Google tem estado a mudar este modelo de publicação e agora todas as aplicações submetidas na Play Store passam a ser avaliadas antes de serem publicadas.

A novidade da Google vem dar agora uma garantia de segurança adicional a todos os utilizadores do Android, que passam a ver as aplicações publicadas a serem escrutinadas e avaliadas.

Esta vantagem da Google para os programadores sempre foi encarada como uma possível falha de segurança, quando comparada com outras lojas como a da Apple, que obriga as aplicações a serem revistas de forma exaustiva, à procura de questões de segurança e também de violações das regras.

O processo agora implementado pela Google usa máquinas para avaliar as aplicações submetidas, procurando estas pelos padrões conhecidos e identificados para as situações mais comuns que levariam à rejeição e remoção das aplicações.

É também com recursos a mecanismos automatizados que a Google realiza estas avaliações, sendo depois feita uma segunda avaliação, desta vez por uma equipa de elementos da Google, para confirmar as situações detectadas.

Segundo foi anunciado pea Google este mecanismo de avaliação está já a ser usado há alguns meses, sem que os programadores tenham sofrido qualquer atraso significativo na publicação das suas aplicações, o que contrasta com os vários dias ou semanas que a Apple muitas vezes obriga até à publicação das aplicações na App Store.

Também a informação relativa às causas associadas à rejeição das aplicações está mais alargada, com os programadores a terem agora acesso a informação detalhada sobre as causas das rejeições e os problemas encontrados, facilitando assim os processos de correcção de problemas.

Esta medida, apesar de aparentemente não ser nova na loja de aplicações da Google, vem garantir uma muito maior qualidade e segurança das aplicações do Android, que passam agora a ser revistas sempre que são lançadas na Play Store.

Ao conseguir implementar esta validação e sem ter aumentado os tempos de publicação a Google conseguiu satisfazer ambas as partes que utilizam a Play Store. Por um lado os programadores que querem as suas aplicações publicadas o mais depressa possível e por outro os utilizadores que têm a garantia da Google para a qualidade e segurança das mesmas.

Exit mobile version